segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Projeto Praia Skol 360°

Para a galera que curte oficinas de grafite, aulas de slackline e surf, vale a pena passar em um dos 140 quiosques da Skol, que estarão presentes nos meses de janeiro e fevereiro nas praias da Barra da Tijuca, Leme, Leblon, Copacabana, Arpoador e Prainha. 10 dos quiosques terão shows de bandas e DJs nos fins de semana, 
A marca pretende se aproximar dos consumidores durante o verão.
Os espaços foram customizados com as cores da marca da Skol 360°. Terão conexão wireless e empréstimos de cadeiras, guarda-sóis, patins e pranchas.
E tem mais. Na “Blitz na Orla”, promotoras distribuirão guias com a programação completa do projeto e adesivos da marca para serem aplicados em pranchas e skates para pedestres da Zona Sul, Barra da Tijuca, Baixo Gávea e Baixo Leblon.
O Projeto da Skol conta ainda com a “Kombi da Galera” que estará à disposição para levar os ganhadores das promoções divulgadas na fan page da marca até os Points 360° e os quiosques ativados. Seis veículos personalizados com a marca circulam pela orla aos sábados e domingos. O projeto também abrange concursos culturais e promoções Compre e Ganhe.


Por: Ana Carolina Côrtes

Limão & Nada. Maracujá & Nada.. Por um verão com fruta e nada de conservantes



O novo lançamento da Coca-Cola é a aposta da marca para aumentar as vendas no verão. A bebida tem sabor de Maracujá&Nada, que junto com o Limão&Nada promete refrescar. 
Ela faz parte da linha Del Valle e é composta de suco de fruta sem conservantes. O produto chega protegido ao mercado em embalagens PET de 300 ml e um litro, envolvidos por um rótulo com ilustrações bem humoradas do cartunista francês Serge Bloch.




Por: Ana Carolina Côrtes

Nike ativando pessoas

A Nike está lançando a FuelBand, uma pulseira que mede os movimentos diários dos usuários. Quatro indicadores estão disopníveis na pulseira, monitorando tempo, calorias, passos e NikeFuel, que diz o quão ativa a pessoa está.
“Com a FuelBand, a Nike pretende continuar a desenvolver as possibilidades emocionantes da fusão dos mundos físico e digital”, disse o CEO da Nike, Mark Parker. “A Nike sempre foi inspiradora para os atletas, e a FuelBand ajudará a motivá-los de uma forma simples, divertida e intuitiva”, afirmou. (meio e mensagem)
A pulseira terá uma série de 20 luzes de LED. As cores variam do vermelho ao verde à medida que o usuário se aproxima de seu objetivo. A FuelBand sincroniza com o aplicativo Nike+, por um USB embutido, ou sem fio via Bluetooth. O produto já está disponível para pré-venda no Nikestore.com.




Por: Ana Carolina Côrtes

Microsoft



Alguém já imaginou escrever um texto sem o WORD? Fazer uma simples planilha sem o EXCEL? E preparar aquela apresentação sem o POWER POINT? Provavelmente não. Agradeça a todas essas facilidades que temos hoje a MICROSOFT, que ao longo das três ultimas décadas revolucionaram o mundo com a revolução do computador e da internet. Bill Gates, o fundador da empresa, conseguiu dominar o segmento mais lucrativo da indústria de computadores.

Tudo começou em 1974 na era do micro-computador, com o lançamento do Altair 8800.Bill Gates, que desde os 13 anos, já criava programas para computadores, junto ao seu colega Paul Allen, integraram este projeto ao desenvolverem software para o Altair.
Após abandonarem a faculdade em Harvard, se mudaram para Albuquerque, estado americano no Novo México, onde no dia 4 de abril de 1975, fundaram uma empresa com o objetivo de vender interpretadores da linguagem BASIC para o computador Altair 8800 da MITS. A proposta da empresa era “Um computador em cada casa e em cada mesa de trabalho”. O nome escolhido para a nova empresa foi MICROSOFT, uma junção das palavras inglesas “microcomputer” e “software”.

No Ano seguinte o nome MICROSOFT foi registrado oficialmente como marca. No mesmo período ocorreu o lançamento do Microsoft FORTRAN, para computadores baseados em CP/M. Em 1978 já estabelecia seu primeiro escritório no Japão,encerrando o ano com vendas superiores a US$ 1 milhão. Com sua entrada no mercado Europeu a MICROSOFT começou a mudar nossas vidas com lançamentos de produtos revolucionários como o MS-DOS 1.0( Microsoft Disk Operating System- Sistema operacional em disco) em 1981, quando a IBM lançou seu computador pessoal com esse sistema operacional de 16 bits.A IBM se comprometeu a usar exclusivamente o programa ma MICROSOFT.Em 1982 a empresa já desenvolvia aplicações para o Macintosh da Apple, lançou a Microsoft COBOL e a planilha Multiplan para MS-DOS.

Com os lucros adquiridos nesses anos, Gates construiu a nova sede da MICROSOFT em Redmond, estado de Washington. Nos anos seguintes a empresa desenvolveu produtos que iriam marcar a evolução dos tempos:

Microsoft Mouse (1983), um mouse de computador que possuía dois botões.
Microsoft Word (1983), editor de texto mais utilizado do mundo.
Windows 1.0 (1985), sistema operacional que se tornou um dos maiores sucessos da história da computação.
Microsoft Excel (1987), programa de planilhas eletrônicas que já possuía uma versão para MAC lançada dois anos antes.
Microsoft PowerPoint (1987), programa utilizado para edição e exibição de apresentações gráficas no sistema operacional Windows.
Microsoft Office (1989), suíte de aplicativos para escritório que continha em sua versão inicial programas como processador de texto (Word), planilha de cálculo (Excel), banco de dados, apresentação gráfica (PowerPoint), gerenciador de tarefas, e-mails e contatos.
Microsoft BallPoint Mouse (1991), especificamente desenvolvido para ser utilizado em laptop.
Microsoft Encarta (1993), primeira enciclopédia feita especialmente para computador.
MSN - Microsoft Network - (1995), portal de internet que se transformaria em um dos mais acessados do mundo.
Microsoft Explorer (1995), navegador para Internet.
MSN TV (1995), introduzida inicialmente pela empresa WebTV Networks, pioneira em serviços interativos para televisão, que seria comprada pela MICROSOFT mais tarde adotando o nome atual.
Microsoft Outlook (1997), programa utilizado para o gerenciamento de contatos, tarefas, mensagens de e-mail, agenda e outras informações, como histórico dos documentos eletrônicos utilizados.
Microsoft Front Page (1997), editor de páginas para internet.
MSN Messenger (1999), programa de mensagens instantâneas


Nem só de software e sistemas viveu a MICROSOFT, que lançou outros produtos como o console de videogame XBOX, introduzindo em 2001 no mercado americano. Com um desempenho gráfico três vezes superior ao de outros videogames.O lançamento foi considerado por muitos como o melhor da história no segmento de videogames.Outro dois produtos lançados recentemente foi o tocador portátil digital para concorrer com IPod, chamado Microsoft Zune, introduzido no mercado em 2006.
Todo dinheiro da MICROSOFT vem de apenas dois produtos: o sistema operacional Windows e o pacote de automação de escritório Office,Mas esse cenário está mudando, a empresa tem se esforçado para ganhar espaço em outros segmentos, que serão muito mais lucrativo no futuro.Na área de buscas, lançou oficialmente em 2009 o Bing, que em pouco tempo se tornou o segundo motor de buscas no mundo, superando o Yahoo. A empresa também entrou no mercado de telefonia ao lançar em 2010 o Windows Phone 7. Seu sistema operacional é bem diferente de tudo que a Microsoft já desenvolveu na área móvel. A empresa esta privilegiando conteúdos que refletem as atividades que mais importam para as pessoas, como musicas, games, fotos e trabalhos.
A empresa ainda tem um departamento dedicado ao desenvolvimento de jogos, a Microsoft Games Studios onde são criados, desenvolvidos e distribuídos os jogos das séries Age of Empires, Fable, Dungeon Siege, Zoo Tycoon, Halo, Supreme Commander, Microsoft Flight Simulator, entre outros.
A história do programa Windows começou em 1983, quando a MICROSOFT anunciou oficialmente o programa, próxima geração de sistemas operacionais que iria permitir o uso da chamada “Graphical User Interface(GUI)- Interface Grafica de usuário” para ser utilizado em ambiente dos computadores da IBM. Seria lançado como o nome de Interface Manager , se não fosse um executivo do setor de marketing da empresa que convenceu Bill Gates que a palavra Windows era mais fácil de ser pronunciada. O programa foi lançado em 1984 , sem muitas respostas positivas . Finalmente o Windows 1.0 foi lançado ao preço de US$ 99 nesse mesmo ano, competiu ferozmente com o Top View, que teve sua produção suspensa dois anos depois. A segunda versão do programa Windows foi introduzida em 1987, com o nome de Windows 2.0. Em 1990 aconteceu o lançamento do Microsoft Windows 3.0, iniciando uma nova era na computação.
A empresa prometeu que o programa seria lançado no mercado em abril de 1984. Ainda em novembro, Bill Gates mandou uma versão beta do programa para a IBM, porém a resposta não foi tão positiva, muito em virtude de a empresa estar trabalhando em seu próprio programa de operação de sistema chamado Top View, com base no DOS e sem nenhum GUI, lançado em fevereiro de 1985. Finalmente o Windows 1.0 foi lançado ao preço de US$ 99 nesse mesmo ano, em 20 de novembro, e competiu ferozmente com o Top View, que teve sua produção suspensa dois anos depois. A segunda versão do programa Windows foi introduzida em 1987, batizada de Windows 2.0. Em 1990 ocorreu o lançamento do Microsoft Windows 3.0, iniciando uma nova era na computação. O programa tinha um avançado sistema de gráficos de 16 cores e suporte total no poderoso processador 386 da Intel. Para divulgar o produto a empresa gastou milhões de dólares em publicidade. Mas foi somente em 1992 que a empresa lançou sua primeira campanha na televisão para divulgar o programa Windows.
A versão mais moderna do programa operacional foi lançada em 1995, com o nome de Windows 95. Três anos depois foi lançado mundialmente o Windows 98, sendo considerada a melhor versão do programa, por ser desenvolvido especificamente para os consumidores. Depois surgiu o Windows Me, que encontrou forte resistência por parte dos consumidores em virtude dos problemas operacionais.Em 2001 foi lançado o Windows XP e mais recentemente o Windows Vista,que segundo a empresa, é o sistema mais seguro e estável já desenvolvido por ela.Em 2009 foi lançado a versão de testes do Windows 7, nova versão do sistema operacional para PC mais usado no mundo.
As duas primeiras versões do navegador Explorer, cujo nome oficial é Internet Explorer, lançadas em 1995, foram praticamente ignoradas pelos usuários. Mas a terceira que chegou no mercado em 1996 ganhou alguma atenção. O IE4, foi o primeiro navegador a ter sucesso no núcleo do sistema operacional Windows. A empresa melhorou muito o Internet Explorer na versão 5(1999), que derrotou o Netscape. A versão 6 (2001)foi lançada pouco antes do Windows XP, e aumentou ainda mais a posição dominante da Microsoft no mercado.Apesar de um período de estagnação, durante o qual o IE6 se tornou famoso por conter um numero elevado de falhas de segurança.
Após cinco anos, foi lançada a versão 7, tendo seu nome oficial alterado de Microsoft Internet Explorer para Windows Internet Explorer. Mas a Microsoft não esperava um concorrente poderoso como o Mozilla Firefox. A empresa teve que inovar mais uma vez. O IE8começou a ser desenvolvido em 2007. A versão final foi lançada em 2009, com uma serie de melhorias e novidades. A ultima versão do navegador, o IE9, foi lançado em versão beta em 2010.

 A evolução visual

A evolução do logotipo da MICROSOFT se deu de uma forma gradual. Ainda em 1975 a empresa introduziu o logotipo corporativo conhecido como “Blibbet”, que possuía uma caixa verde. Somente em 1987 adotou o atual logotipo, conhecido como “Pacman”, criado e desenvolvido por Scott Baker. O logotipo, escrito em letra Helvetica Italic, tem a distância entre as letras S e O encurtadas para enfatizar a palavra SOFT e passar uma noção de velocidade.

Os slogans

Be What’s Next. (2010)
Bing & Decide. (Bing, 2009)
Because it’s everybody’s business. (2009)
Software for the people ready business. (2006)
Your potential, our passion. (2002)
Discover the smarter work experience. (Microsoft Office XP, 2001)
Works better. Plays better. (Microsoft Windows 98, 1997)
Now the ideas that run your company can get a head start. (Microsoft Office, 1995)
Where do you want to go today? (1994)
Making it all make sense. (1990)
The rest are history. (Microsoft Excel, 1985)
Better tools for microcomputers. (1982)
It’s better with the butterfly. (MSN 8 internet service provider)
It’s good to play together. (Xbox)
Jump in. (Xbox 360)

Slogans dos ônibus das 32 seleções, da Copa passada.

Como o Brasil está relativamente próximo de sediar grandes eventos como a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016), o Istoribordi pretende resgatar curiosidades sobre os eventos passados que podem interessar aos nosso leitores. 
Claro, tudo dentro dos nossos mundos na Publicidade, Propaganda e Marketing.
Para quem não viu, abaixo estamos disponibilizando a lista de slogans dos ônibus das 32 seleções, da Copa passada.

África do Sul: Uma nação unida e orgulhosa sob um arco-íris
Alemanha: No caminho de ganhar a Copa!
Argélia: Estrela e crescente com um objetivo: Vitória!
Argentina: Última parada, a glória
Austrália: Ouse sonhar, avance Austrália
Brasil: Lotado! O Brasil inteiro está aqui dentro!
Camarões: Os leões indomáveis estão de volta
Chile: Vermelho é o sangue do meu coração, Chile campeão
Coreia do Norte: 1966 de novo! Vitória para a Coreia!
Coreia do Sul: Os gritos dos vermelhos, República da Coreia Unida!
Costa do Marfim: Elefantes, vamos lutar pela vitória!
Dinamarca: Tudo de que você precisa é um time dinamarquês e um sonho
Eslováquia: Balance o campo verde: Vá Eslováquia!
Eslovênia: Com 11 corações valentes até o fim
Espanha: Esperança é o meu caminho. Vitória, meu destino
Estados Unidos: Vida, liberdade e a busca pela vitória!
França: Todos juntos por um novo sonho em azul
Gana: A esperança da África
Grécia: A Grécia está em todos os lugares
Holanda: Não tema os 5 grandes, tema os 11 laranjas
Honduras: Um país, uma paixão e 5 estrelas no coração
Inglaterra: Jogando com orgulho e glória
Itália: O nosso azul no céu da África
Japão: O espírito samurai nunca morre! Vitória para o Japão!
México: É tempo de um novo campeão!
Nigéria: Super Águias e super fãs unidos, nós acreditamos
Nova Zelândia: Chutando no estilo Kiwi
Paraguai: O leão guarani ruge na África do Sul
Portugal: Um sonho, uma ambição... Portugal campeão!
Sérvia: Jogando com o coração, andando com um sorriso!
Suíça: Vamos, Suíça! (nas quatro línguas oficiais do país)
Uruguai: O sol brilha sobre nós! Vamos, Uruguai





Por: Ana Carolina Côrtes

A tendência é que as pessoas não saiam de casa para comprar

Bryan Eisenberg, articulista de jornais de negócios nos Estados Unidos e autor de livror como “Call to action”, “Waiting for your cat to bark?” e “Always be testing” disse a seguinte frase a respeito do ato da compra “A compra pode mudar. Talvez as pessoas não precisem mais ir à loja porque elas terão uma experiência de compra melhor em casa”.
Para explicar disse que as pessoas estão com cada vez menos tempo de ir às compras, até mesmo porquer as experiências nas lojas não são diferentes e há dispositivos que em breve permitirão provar roupas em casa, virtualmente.
De acordo com ele, a tendência para mudar não é nova, mas o varejo continua quase o mesmo.
“Pensar que o mundo online não é uma tendência é se comportar igual aos vendedores de cavalo do século XIX”, disse. “Temos que olhar para o Google Wallet. Muitas pessoas já consideram e estão usando o pagamento mobile”.
Disse ainda que em breve os telefones estarão integrados à TV e terão papel ainda maior na vida das pessoas. Afinal, toda a mídia está passando por digitalização. “Os anúncios em revistas já mostram vídeos quando escaneamos o QR code”, “Mais de 50% das decisões de compra têm sido influenciadas por smartphones”.
Eisenberg se questiona a respeito do que estamos fazendo para facilitar a vida das pessoas. “As pessoas estão cada vez mais ocupadas e o que estamos fazendo para facilitar a vida delas?”. Ele completa dizendo “Se não oferecerem uma experiência diferente, as pessoas comprarão online. Já é possível fazer isso, com uma câmera e o Kinect a pessoa experimenta a roupa em casa”.
O articulista cita as marcas Apple, Amazon, Google, Zappos e Best By como as que devem servir de inspiração para a nova realidade. Ele diz que elas se diferenciam das demas, pois são intimistas, autênticas, ágeis e testam novos modelos de negócio com a ajuda dos próprios consumidores.


Por: Ana Carolina Côrtes

Revendedores vão para o Cruzeiro com o Rei

Para quem pensa que os revendedores são deixados de lado, a Nestlé resolveu premiar os que se destacaram nas vendas, no ano de 2011. Os premiados irão para o Cruzeiro “Emoções em Alto Mar”, com o Rei Roberto Carlos, nos dias 4 a 8 de fevereiro. A marca é patrocinadora do cantor e pretende motivar colaboradores com o projeto “Nestlé até você”, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Os vencedores serão anunciados hoje, dia 23, em uma festa realiza pela empresa. A Nestlé levará os ganhadores para conferir ao vivo apresentações diárias do cantor em alto mar. Atualmente, o programa conta com mais de 10 mil revendedores e 273 microdistribuidores em 20 estados do Brasil.




Por: Ana Carolina Côrtes

Curso de inglês sorteado pela Disney

A Disney estpa lançando pela primeira vez uma promoção voltada para os estudantes brasileiros. A ação dará cursos de inglês e viagens para o Walt Disney World Resorts, na Flórida, além de cinco kits com produtos escolares da marca. Cada kit contém agendas escolares, cadernos, estojos, pastas e canetas com os personagens da Disney.
Quem comprar qualquer produto da linha Volta às Aulas e se cadastrar no hotsite ganhará um código para participar do sorteio, até o dia 15 de março. As aulas de língua estrangeira são oferecidas pela Young English Days at Disney, em Orlando, na Flórida.
Ao todo são 14 dias de viagem, e estão incluidos passagem e translado, estadia em um hotel da companhia, quatro encontros do Disney Youth Education Series Program nos parques temáticos, guia brasileiro, refeições, 10 dias de entrada nos parques e festa de encerramento do curso.


Por: Ana Carolina Côrtes

Afinal, em que lugar Luiza está?

Para quem acha que a Luiza que estava no Canadá ter chamado tanta atenção do público é coisa de gente sem conteúdo, algumas marcas parecem não pensar da mesma maneira. Algumas continuam investindo na imagem da menina que ficou famosa.


Por: Ana Carolina Côrtes

Merchandising intrometido

Em um dos episódios do seriado 'Hawaii Five-0',  transmitido na CBS, a rede de fast-food Subway pegou pesado no merchandising. O episódio foi ao ar na semana passada e segundo o NYTimes, o "comercial" durou quase 60 segundos. Os atores  saíram da história e ficaram falando sobre os sanduíches da marca, gerando várias críticas no Twitter e sendo escolhido por alguns blogs como o pior e mais intrometido merchandising de todos os tempos.
Para quem ainda não assistiu...








Por: Ana Carolina Côrtes

IBM

Herman Hollerith deu o pontapé inicial no final do séxulo XIX, nos Estados Unidos, quando teve a idéia para uma solução eficiente para acelerar o colhimento e a organização de dados para o censo de 1890.
Diversas máquinas elétricas utilizadas para a soma e contagem de dados foram produzidas. Essas máquinas tinham perfurações que representavam cada informação registrada. Com esse processo os Estados Unidos puderam acompanhar de perto o crescimento de sua população.
Em 1896 foi criada a Tabulating Machine Company.
No dia 16 de junho de 1911, duas outras empresas, a International Time Recording Co., de registradores mecânicos de tempo, e a Computing Scale Co., de instrumentos de aferição de peso, uniram-se a ela, formando a Computing Tabulating Recording Co., conhecida pela sigla CTR. Três anos mais tarde, Thomas J. Watson assumiu o cargo de diretor-geral. As pesquisas de engenharia realizadas resultaram na criação e no aperfeiçoamento de novas máquinas de contabilidade, que eram necessárias diante do rápido desenvolvimento industrial.
Em 1924, a CTR mudou de nome e passou a se chamar International Business Machines, a conhecida sigla IBM. 
Nesta mesma década a IBM controlava 85% do mercado de tabuladores e cartões perfurados.
Foi desenvolvido por Watson um exército de vendas, reconhecido pelo terno azul e camisa branca, treinado com músicas de incentivo e pronto para convencer executivos de diversas indústrias a adotar sistemas de contabilidade mecânicos.
Ele também foi um dos primeiros a dar incentivo para a distrubuição de bônus por desempenho e ainda tinha a promessa do emprego vitalício, chegando a inventar um clube para os funcionários que estavam a mais tempo na IBM.
Em 1949 a IBM World Trade Corporation, uma subsidiária inteiramente independente, cujo objetivo era aumentar vendas, serviços e produção fora dos Estados Unidos. 
Em 1981 introduziu no mercado o PC (Personal Computer) revolucionando o segmento da informática e redefinindo a vida moderna.
Então, o computador pessoal, denominado IBM 5150 passou a ter seu lugar nas casas e nas vidas das pessoas.
A estimativa de vendas era de 2.000 máquinas, mas centenas de milhões de máquinas foram vendidas e o sucesso da IBM começou a ser notado.
A partir daí, a IBM inventou a computação pessoal e inovou trazendo para o mercado o primeiro notebook.
No ano de 1993 diante da revolução dos computadores pessoais e de uma estrutura organizacional ineficiente, a IBM tinha prejuízo de US$ 16 bilhões e mais de 175 funcionários demitidos.
Em abril, o executivo Lou Gerstner, insistentes convites, aceitou suceder a John Akers, assumindo o cargo de presidente. Sua missão: sanar a mais séria crise da história da IBM.
Ele fortaleceu a área de serviços, recontruiu a cultura interna e criou o conceito e-business para mostrar os vários caminhos que a rede mundial de computadores poderia ter, mudando o mundo dos negócios e a sociedade.
A campanha foi um sucesso e o termo começou a ser utilizado com o significado de “negócios on-line”.
Ao longo dos anos a IBM mudou seu modelo de negócios e o trabalho realizado hoje é muito diferente de anos atrás.

Hoje, a IBM trabalha também com consultoria, informação on Demand e serviços. Depois uma de uma revolucionária transformação, passou a ser um gigante do setor de serviços tão poderoso quanto muitos países do mundo, sendo líder na criação, desenvolvimento e manufatura das mais avançadas tecnologias de informação da indústria, incluindo sistemas de computadores, software, sistemas de rede, dispositivos de armazenamento e microeletrônica.
Em 2011 muitas inovações chegaram ao mercado. Um exemplo é o Watson, o supercomputador que venceu um ser humano na recentemente na série de rodadas do famoso programa americano de perguntas e respostas Jeopardy.
Este supercomputador, desenvolvido durante quatro anos, será preparado para se tornar um produto na linha comercial futura da empresa, na área da saúde, utilizando sua habilidade de responder e fazer perguntas para ajudar profissionais da medicina.
A agenda do centenário foi batizada de Celebration of Service e tem uma série de iniciativas emvolvendo a comunida. Um exemplo foi o dia em que 400 mil funcionários estiveram realizando diversos tipos de trabalho voluntário.

http://www.ibm.com/ibm100/us/en/


A linha do tempo

1952
● Criação do IBM 701, primeiro computador comercial de grande porte, com memória RAM de 1kb.
1971
● Lançamento do Floppy Disk, conhecido popularmente como disco flexível.
1975
● Criação do primeiro computador portátil batizado de IBM 5100.
1992
● Lançamento do IBM THINKPAD, primeiro laptop com tela TFT (Thin Film Transistor) colorida, de 10.4 polegadas e equipado com o novo dispositivo apontador TrackPoint (botão vermelho).
1993
● Lançamento do laptop com caneta conversível para as pessoas capturarem seus pensamentos e idéias mais facilmente e não perder seu tempo teclando.
1994
● Lançamento do laptop THINKPAD 755, primeiro com CD-ROM integrado, possibilitando carregar e utilizar grandes quantidades de dados.
1995
● Apresentação do “teclado borboleta”.
1997
● Lançamento do laptop THINKPAD 770, primeiro com DVD-ROM integrado, permitindo assistir vídeos de alta qualidade.
1998
● Apresentação do primeiro ThinkLight da indústria, uma pequena luz que ilumina o teclado em ambientes de pouca iluminação.
1999
● Lançamento do DeveloperWorks, um site com projetos de softwares livres e gratuitos com mais de 5.7 milhões de desenvolvedores independentes associados. O comprometimento com a comunidade de código aberto (que defende programas de computador gratuitos e melhorados, em colaboração, por pessoas de todo o mundo) é o maior símbolo da nova fase da empresa.
● Lançamento do conceito de negócios digitais batizado de e-Business.
● Lançamento do primeiro computador da indústria com um chip de segurança integrado.
● Lançamento do primeiro mini-notebook da indústria.
2000
● Lançamento do IBM e-Server, uma nova geração de servidores.
● Lançamento do IBM NetVista, computador com visual arrojado e disquete e DVD-ROM escondidos sob o monitor.
2001
● Lançamento do THINKPAD TransNote, laptop revolucionário que integra papel, tinta e computação móvel dentro de um espaço de trabalho digital.
2003
● Lançamento do primeiro notebook com duração estendida de bateria, de até 11 horas.
● Lançamento do primeiro notebook da indústria com um “airbag” para o disco rígido e para a proteção da informação caso o sistema sofra uma queda.
2004
● Lançamento do primeiro notebook com leitor de impressões digitais integrado.
2007
● Criação da SERVICE RESEARCH INITIATIVE, uma organização inédita para, com outras empresas (entre elas as rivais Oracle e Microsoft), universidades e o governo americano, estimular inovações em serviços. Além de financiar estudos, a SRI é um pólo de troca de experiências e resolução de problemas.
● Apresentação do Blue Gene/P, a segunda geração do computador mais potente do mundo, triplicando o desempenho do seu antecessor, o Blue Gene/L – atualmente o computador mais rápido do mundo.

Campanha Smarter Planet (Planeta Inteligente)

No final de 2008 a IBM lançou sua mais agressiva campanha global de marketing tendo como slogan “Let’s Built a Smarter Planer” e o objetivo de promover a sustentabilidade através da aplicação da tecnologia em todo o planeta, buscando idéias mais inteligentes e efetivas.
A campanha levou em consideração o fenômeno da globalização que aproximou e conectou pessoas, empresas e objetos, e unido à tecnologia representava a oportunidade de usar a tecnologia para a criação de um planeta mais saudável e sustentável, com menos desperdício e mais inteligência.
A campanha tem o objetivo de disseminar novas maneiras de interação tecnológicas para o progresso do planeta.
São abordados os mais diversos campos como energia, educação, cidades, telecomunicação, saúde, tráfego, alimentação, água, segurança, infra-estrutura, computação em nuvem, entre outras. Para isso, a IBM criou vários ícones que representam os mais diversos campos de aplicação com inteligência da tecnologia.


Slogans

- I think, therefore IBM.
- Think.
- IBM. Computers help people help people.
- Solutions for a small planet.
- On Demand Business, in demand people.
- Let’s build a smarter planet.


Evolução Visual

O logotipo mais famoso e reconhecido da IBM é o tradicional azul, mas para chegar até ele, houve inúmeras mudanças e reformulações durante a história da empresa.
- O logotipo sofreu suas primeiras alterações em 1911, quando a International Time Recording Company e a Computing Scale Company se fundiram para formar a Computing-Tabulating-Recording Company. 
- A segunda alteração ocorreu em 1924, quando a empresa adotou o nome International Business Machines Corporation. 
- No final dos anos 40, a IBM lançou uma difícil transição de punched-card tabulating para computadores, chefiada pelo seu CEO Thomas J. Watson. Para assinalar esta mudança radical, em 1947, a IBM mudou sua identidade visual pela primeira vez em mais de duas décadas: um simples logotipo tipográfico, que utilizava pela primeira vez a cor azul. 
- Em 1956, com a liderança da empresa a prestes a ser passada ao filho de Watson, o genial Paul Rand mudou o logotipo da IMB para ter “uma forma mais sólida, fundamentada e de equilibrada aparência” e, ao mesmo tempo, fez a mudança sutil o suficiente para comunicar que existia uma continuidade na passagem da liderança da empresa de pai para filho. 
- Foi em 1972 que ocorreu a última grande mudança no visual da IBM, surgindo o famoso logotipo azul com listradas para simbolizar a velocidade e o dinamismo da empresa na época. 


A marca no Brasil

Foi em 1971, que a IBM começou suas atividades no Brasil, ainda com seu antigo nome Computing Tabulation Recording Company.Com os excelentes resultados obtidos com a prestação de serviços para a Diretoria de Estatística Comercial, o governo brasileiro contratou a CTR para o censo demográfico de 1920. Ano em que chegavam as primeiras maquinas impressoaras.A IBM Brasil se estabeleceu definitivamente somente no ano de 1924.
A primeira fabrica a ser instalada na América do Sul ficava localizada em Benfica, no Rio de Janeiro. O ano de 1959 foi de grande revolução nos sistemas administrativos das empresas brasileiras, através do lançamento do primeiro computador eletrônico: o RAMAC305.
A década de 80 foi bastante promissora, devido a importantes acontecimentos como: inicio das maquinas de escrever elétricas 196 e 196c, inicio da instalação sistema de correio eletrônico PROFS, criação em São Paulo do Centro de Tecnologia de Software e instalação em Sumaré do Centro de Tecnologia de Hardware.
Hoje o Brasil possui um dos quatro centros de prestação de serviços da IBM. Podendo atender clientes de qualquer lugar do mundo. A IBM possuí soluções de ponta a ponta, adequadas a empresas de todos os portes e perfis de negócios


A marca no mundo

A empresa IBM se entende hoje em mais de 170 países, com fábricas e laboratórios funcionando em 15 deles. São 29 laboratórios de desenvolvimento que, juntamente com os 8 centros de pesquisa pura, onde são realizadas as mais sofisticadas pesquisas tecnológicas, estão localizadas em quatro continentes.Os Estados Unidos desenvolvem e fabricam os chips. Na China, gerencia-se a cadeia de fornecedores. No Brasil é realizado grande parte do trabalho financeiro.A empresa que já faturou mais de U$ 100 bilhões, emprega mais de 436 mil funcionários, conhecidos carinhosamente chamados de” IBMers”, no mundo inteiro.


Por: Ana Carolina Côrtes

Comerciais que marcaram

Para terminar o dia, 10 comerciais que fizeram história na Publicidade



Por: Ana Carolina Côrtes