quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Coca-Cola


Tudo começou com um farmacêutico chamado John Styth Pemberton, da cidade de Atlanta, que criou uma bebida, a qual nomeou “tônico para o cérebro”. Ele motivado por sua curiosidade e seu gosto de manipular fórmulas medicinais, acabou criando uma mistura liquida de cor caramelo que incluía extrato de noz de cola, um estimulante com alto teor de cafeína, e também extrato de coca.
Após sua descoberta ele levou sua mistura para uma farmácia, onde o xarope foi misturado à água gasosa e servido aos clientes, que consideraram a bebida muito especial e refrescante. O contador de Pemberton batizou a bebida de Coca-Cola, escrevendo o nome com sua própria caligrafia, que é escrito assim até hoje. A cor oficial vermelha da marca foi escolhida porque no principio o concentrado era acondicionado em pequenos barris vermelhos.
A data oficial do nascimento do produto foi 8 de maio de 1886. Nos primeiros anos foram vendidos aproximadamente 9 copos por dia. Sem imaginar o tamanho do sucesso que o produto iria alcançar, Pemberton, em 1891, vendeu a formula para Asa Griggs Candler, por aproximadamente U$$ 2.300. Candler foi o primeiro presidente da empresa e o primeiro a levantar a marca. Ele foi o pioneiro a desenvolver maneiras criativas para apresentar a nova bebida, através de promoções agressivas para aumentar a popularidade da marca e fazer com que mais pessoas experimentassem.
A Coca- Cola foi registrada no dia 31 de janeiro de 1893. Já em 1894, um comerciante do estado de Mississipi, colocou a bebida em uma garrafa e ofereceu a Candler, que não acreditava muito no grande sucesso que seria aquelas garrafas portáteis, onde os consumidores poderiam levá-las a qualquer lugar.Mais tarde o comerciante vendeu  os direitos de exclusividade para engarrafar e comercializar a bebida para dois advogados.As garrafas eram convencionais, lisas, com uma rolha e um rótulo de papel que identificava o produto.
O sucesso da Coca-Cola já era percebido, em 1985 o  refrigerante era vendido em todos os estados e territórios americanos.Em 1987, o produto chegava, em pequenas quantidades ao Canadá, México e Havaí. Com o grande sucesso da marca, as imitações tornavam-se inevitáveis. Insatisfeita com a proliferação de bebidas similares, o The Coca- Company  começou a elaborar propagandas com ênfase a autenticidade da Coca-Cola, sugerindo aos consumidores que exigissem o legitimo e não aceitassem nenhum substituto ou imitação. Para garantir essa exclusividade a empresa criou um novo formato de garrafa, a “Contour”. A embalagem foi escolhida por causa de sua aparência atrativa,design original e pelo fato de,mesmo no escuro ou de olhos vendados, o consumidor poder identificá-la.
A empresa teve crescimento acelerado e sua expansão aconteceu por todo o território americano. Seus produtos chegaram até Cuba, Panamá, Porto Rico, Canadá, França entre outros.
Talvez Robert Woodruff tenha causado o maior impacto dentro da empresa. Em 1923, assumiu a presidência da Candler, que introduziu a marca no mercado americano. Mas graças a Woodruff a marca foi consolidada e assumiu liderança mundial durante os 60 anos em que esteve no comando. Sua visão oportunista o levou a conquistar novos mercados com campanhas inovadoras. A coca viajou com a equipe americana nas Olimpíadas de Amsterdã, seu logotipo foi estampado nos trenós de corrida de cachorro no Canadá e nas paredes das arenas de touro, Espanha. Abriu fábricas na Espanha, Bélgica, França, Guatemala, Honduras, Austrália, Peru, África do Sul e Itália. Desenvolveu a embalagem com seis unidades e promoveu a distribuição do produto de maneira diferente. Foi então que perceberam que esta se tornou a preferida e enviaram mulheres de porta em porta para instalar gratuitamente um abridor de parede com a marca do refrigerante.
Em 1941 os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra, com milhares de americanos mandados para o combate. A Coca-Cola esteve presente em cada segundo, sendo vendida por US$ 0,05 para todo soldado norte-americano. Em momento algum a marca pensou nos lucros, apesar da estratégia em acompanhar os soldados por onde quer que eles fossem. 64 instalações de engarrafamento foram criadas para abastecer as tropas fora do território americano. Foi durante a guerra que milhares de europeus experimentaram o refrigerante pela primeira vez. Quando a guerra terminou, a Coca tinha muitos negócios pelo mundo e milhões de seguidores. Então, a visão de Woodruf a respeito de que a Coca deveria estar sempre ao alcance das pessoas começou a tomar forma.
Quando começou o denominado culto ao corpo, na década de 80, a empresa sofreu mudanças. Em 81, Roberto C. Goizueta se tornou CEO da empresa. Ele organizou inúmeras fábricas engarrafadoras dos Estados Unidos em uma única empresa, fundando a Coca-Cola Enterprises Inc.
Quatro anos depois, a Coca passou por uma mudança no sabor. Na fase de testes os consumidores demonstravam satisfação, mas quando lançada, a realidade aconteceu de forma diferente, pois os consumidores haviam desenvolvido um apego emocional à fórmula original. Então, começaram a pedir que o sabor voltasse a ser como antes. Isso ficou conhecido como o maior erro de marketing da história.
Foi então que a fórmula original voltou ao mercado e junto a uma grande campanha de marketing, a Cola-Cola Classic disparou diante da concorrência. Foi quando surgiu a Cola Wars, conhecida também como Guerra das Colas, que tinha como concorrente a Pepsi.
Nos anos seguintes inúmeras versões da bebida foram lançadas no mercado. Alguns exemplos dos sabores são baunilha, gotas de limão, lima e outros. Todas as novidades ajudaram a marca a se manter líder de mercado no ramo dos refrigerantes.
Em 2009 a Coca tomou uma grande decisão e retirou dos rótulos a palavra Classic, dando ao produto um visual mais atraente para os consumidores jovens.
Durante os anos a marca foi tomando conta do mundo e se tornou raiz em algumas culturas. Como exemplo temos a tradicional caravana de caminhões da empresa que iluminados desfilam pelas ruas e avenidas de centenas de cidades para celebrar o Natal.

Linha do tempo Coca-Cola 
1894 
 O produto é vendido pela primeira vez em garrafa no dia 12 de março, quando o comerciante Joseph Biedenharn, da cidade de Vicksburg, estado do Mississippi, impressionado com a incrível procura pelo produto, instalou uma máquina de engarrafamento em seu estabelecimento. 
1902 
 O refrigerante passou a ser vendido em garrafas com “tampa coroa”, até então, era  
comercializado em garrafas com tampa de rolha. 
1923 
 Introduzida a embalagem six-pack, contendo seis garrafas do produto, com o objetivo de encorajar as pessoas a consumirem mais COCA-COLA em suas casas. 
1929 
 Lançamento de uma caixa de metal, que conservava a COCA-COLA gelada nos postos de vendas, chamado de “open-top cooler”. 
1955 
 A COCA-COLA é vendida pela primeira vez em lata de alumínio. 
1960 
 A embalagem de lata foi introduzida oficialmente no mercado com grande sucesso. 
1964 
 Introduzida a primeira lata com anel para abertura superior. 
1982 
 Lançamento da DIET COKE que, em apenas dois anos, tornou-se a bebida de baixa caloria mais conhecida do mundo e a segunda de maior sucesso depois da própria COCA-COLA. O produto, também conhecido como COCA-COLA LIGHT, está disponível em mais de 150 países ao redor do mundo. 
1983 
 Lançamento da CAFFEINE FREE DIET COKE, a versão diet sem cafeína. 
1985 
 Introdução do refrigerante de cola com sabor de cereja chamado CHERRY COKE. O novo produto era a terceira extensão da marca COCA-COLA e o primeiro com sabor. Atualmente pode ser encontrado em restaurantes, farmácias e supermercados de aproximadamente 25 países. Seus maiores mercados são os Estados Unidos, Canadá e a Inglaterra, onde é muito popular entre os adolescentes. 
1986 
 Lançamento da DIET COKE CHERRY, a versão diet do refrigerante com sabor de cereja. Atualmente esta versão é chamada de CHERRY COKE ZERO. 
2001 
 Lançamento da DIET COKE WITH LEMON, refrigerante com um toque especial de limão. O novo refrigerante cítrico se tornou um hit de sucesso. 
2002 
 Lançamento da VANILLA COKE, a clássica COCA-COLA com sabor de baunilha. A versão dietética, batizada de DIET COKE VANILLA, seria introduzida neste mesmo ano. 
2004 
 Lançamento da COCA-COLA C2, uma nova versão com metade dos carboidratos, açúcar e calorias da versão normal, introduzida primeiramente no Japão e posteriormente nos Estados Unidos e Canadá. Hoje está disponível em seis mercados mundiais. 
 Lançamento da DIET COKE LIME, versão do refrigerante light misturado com o sabor lima, introduzido para tentar barrar o grande avanço da rival Pepsi Twist. Atualmente o produto está disponível em mais de 30 países ao redor do mundo. 
2005 
 Lançamento da COCA-COLA ZERO, o sabor inigualável do tradicional refrigerante em uma versão sem açúcar, voltado para um público jovem, que não quer abrir mão do sabor único de COCA-COLA, mas busca uma alternativa sem açúcar do refrigerante. Atualmente o produto está disponível em 133 países ao redor do mundo, e vendeu, somente em 2009, 600 milhões de caixas.
 Lançamento da COCA-COLA WITH LIME, a versão original com um toque de lima. O produto é comercializado em 10 países como Estados Unidos, México, Japão, Canadá e Austrália. 
 Lançamento da DIET COKE WITH SPLENDA, refrigerante adoçado com Splenda, um adoçante sem calorias, que não deixa resíduo e não causa reações alérgicas. O produto é comercializado somente nos Estados Unidos e nas Ilhas Mariana. 
 Lançamento da COCA-COLA RASPBERRY, o refrigerante tradicional com sabor de framboesa. Atualmente este produto esta disponível somente na Nova Zelândia. 
 Lançamento da COCA-COLA LIGHT SANGO, o refrigerante diet com sabor de laranja, introduzido primeiramente na Bélgica, país com maior consumo per capita de Coca-Cola Light no mundo, e posteriormente na França. 
2006 
 Lançamento da COCA-COLA BLAK, produto mais sofisticado de sua linha, que une o tradicional sabor da COCA-COLA a essência de café, com apenas 45 calorias. O produto foi introduzido primeiramente na França em uma moderna garrafa de alumínio, e hoje está presente em 7 países ao redor do mundo, incluindo estados Unidos, Espanha e Canadá. 
 Lançamento da BLACK CHERRY VANILLA COKE, um refrigerante com mistura de essências de café, cereja e baunilha. A versão dietética foi introduzida também este ano. O produto é vendido somente no mercado americano e canadense. 
 Lançamento da COCA-COLA CITRA, refrigerante misturado com limão e lima, disponível somente no México. 
2007 
● Lançamento da
 DIET COKE PLUS, versão do refrigerante dietético enriquecido com vitaminas (B6 e B12) e minerais (magnésio e zinco). Essa combinação aparentemente bizarra de nutrientes com aspartame parece sinalizar uma estratégia da COCA-COLA de unir os benefícios dietéticos de seus produtos a valores realmente nutricionais. O slogan de lançamento do produto foi “Great taste has its benefits”. 
 Lançamento da COCA-COLA ORANGE, o refrigerante tradicional com sabor de laranja, disponível somente na Inglaterra em edição limitada inicialmente, comercializado em latas de 330ml e 500ml e garrafas de dois litros. 
2009 
 Lançamento das mini-latinhas com 90 calorias para incentivar os amantes da COCA-COLA a manter consumo, mas ao mesmo tempo se preocuparem com a saúde. 
 Lançamento da PLANT BOTTLE, uma garrafa PET que diminui em 25% o CO2 emitido durante a fabricação. O produto tem etanol proveniente da cana como substituto de parte do petróleo e, por ser 30% à base de planta, diminui a dependência de recursos não renováveis. A nova garrafa é igual a uma PET convencional em relação às suas propriedades químicas, cor, peso e aparência, além de ser 100% reciclável. Em 2010, essa garrafa foi lançada oficialmente no mercado brasileiro. 
 Lançamento no mercado japonês da COCA-COLA PLUS GREEN TEA, o tradicional refrigerante de cola com zero caloria e uma pitada de chá verde. 


Bebida do futuro

Após cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, foi lançado o futuro do refrigerante. A Cola-Cola Freestyle. O que ela é? Uma máquina automática de venda, com design assinado pelos projetistas da Ferrari, que permite aos consumidores misturar 106 tipos de refrigerantes para criar sua própria bebida.
A máquina é conectada a internet, com isso informações como as preferências do consumidor em determinados horários e locais e a necessidade de novos carregamentos de ingredientes são enviadas mais facilmente à empresa. Além disso, a mistura pode acontecer no copo e na frente do consumidor.


Slogans

A primeira propaganda veiculada no The Atlanta Journal, três semanas após o produto ser inventado, anunciava: “COCA-COLA. Deliciosa! Refrescante! Fantástica! Revigorante! O Novo Refrigerante Gaseificado contendo as propriedades da maravilhosa planta, a Coca, e a famosa noz, a Cola”. Depois mais de 30 slogans foram criados e fizeram sucesso, como: 

1886: Drink Coca-Cola. (Beba COCA-COLA) 
1904: Delicious and Refreshing. (Deliciosa e Refrescante) 
1905: Coca-Cola Revives and Sustains. 
1911: Real satisfaction in every glass. (Satisfação real em cada garrafa) 
1923: Enjoy Thirst. 
1924: Refresh Yourself. 
1926: It Had to Be Good to Get Where It Is. 
1927: Around the Corner from Everywhere. 
1929: The Pause that Refreshes. (A pausa que refresca) 
1932: Ice Cold Sunshine. 
1938: The Best Friend Thirst Ever Had. 
1939: Thirst Asks Nothing More. 
1942: The Only Thing Like Coca-Cola is Coca-Cola Itself. 
1948: Where There's Coke There's Hospitality. 
1949: Along the Highway to Anywhere. 
1952: What You Want is a Coke. 
1956: Coca-Cola, Making Good Things Taste Better. (COCA-COLA, fazendo coisas boas com melhor sabor) 
1957: 
Sign of Good Taste. 
1958: The Cold, Crisp Taste of Coke. 
1959: Be Really Refreshed. 
1963: Things Go Better with Coke. 
1969: It’s the Real Thing. (É a coisa real) 
1976: Coke Adds Life. (COCA-COLA dá vida) 
1979: Have a Coke and a Smile. (Tenha uma Coca e um sorriso) 
1982: Coke Is It. (COCA-COLA é isso aí) 
1985: 
We've Got a Taste for You. 
1985: America's Real Choice. 
1986: Red, White & You. (Coca-Cola classic). 
1986: Catch the Wave. (Pegue a Onda) 
1987: When Coca-Cola is a Part of Your Life, You Can't Beat the Feeling. 
1988: You Can't Beat the Feeling. 
1990: You Can't Beat the Real Thing. 
1993: Taste it all. 
1993: Always Coca-Cola. (Sempre COCA-COLA) 
2000: Coca-Cola. Enjoy. 
2001: Life Tastes Good. 
2005: Make It Real. (Torne isso real) 
2006: The Coke Side of Life. (Viva o lado COCA-COLA da vida) 
2009: Open Happiness. 

No Brasil a marca teve vários slogans marcantes como “Abra um sorriso”, “Gostoso é viver”, “Emoção pra valer”, “Isso é que é”, e o mais recente “Viva o lado Coca-Cola da vida”. 

A marca no Brasil

A Coca entrou no Brasil em 1941, mas foi no ano seguinte que inaugurou a primeira fábrica no Rio de Janeiro.


Linha do Tempo Cola-Cola Brasil

Linha do Tempo
1941: A Coca-Cola começa a ser produzida em mini fábricas em Recife e Natal.
1942: A Coca-Cola é lançada no mercado brasileiro em garrafas de 185 ml. É inaugurada a primeira fábrica, no Rio de Janeiro.
1943: Em São Paulo, é inaugurada a primeira filial.
1945: No mesmo ano em que entra em operação a segunda fábrica no Rio de Janeiro, é instituída em Porto Alegre a primeira franquia no País.
1947: Chega ao Brasil a Liquid Carbonic, que produz gás para bebidas.
1948: O Sistema Coca-Cola Brasil se amplia e surgem mais 4 franquias. A Coca-Cola lança e patrocina o programa Um Milhão de Melodias, na Rádio Nacional.
1949: A Cia. Fluminense de Refrigerantes inaugura em Porto Real, distrito de Resende – RJ, uma fábrica às margens do Rio Paraíba que é uma referência na região em tratamento de efluentes.
1950: É criada a fórmula do Guaraná Taí.
1964: A Fanta Laranja é lançada no Brasil.
1967: Inauguradas fábricas no Espírito Santo e no Maranhão.
1969: Inaugurada a fábrica em Santa Catarina.
1970: No Rio de Janeiro, começa a operar a primeira máquina de post-mix do Brasil. No coração da Amazônia, nasce mais uma fábrica da Coca-Cola.
1971: Lançamento da Fanta Uva.
1972: A fábrica da Coca-Cola em Mato Grosso do Sul é uma das primeiras indústrias do estado.
1974: Três novas fábricas entram em operação: Brasília - DF; Mogi das Cruzes - SP e Pindamonhangaba - SP.
1976: Mais três fábricas iniciam suas atividades: Uberlândia - MG, Várzea Grande - MT e Aracaju - SE.
1977: Mais seis novas fábricas são criadas no País. O empresário Luiz Carlos Lomba de Mello compra o controle da Refrigerantes do Noroeste S/A – RENOSA, e então é fundada a RENOSA.
1978: Começam a operar as fábricas de Campos - RJ e Maceió - AL.
1979: Mais quatro fábricas são inauguradas.
1980: O Troféu Atleta, instituído pela Coca-Cola, premia os craques do futebol do esporte amador.
1981: Mais 6 fábricas entram em atividade no País, entre elas a fábrica da RENOSA em Barra do Garças – MT. A Coca-Cola lança a embalagem lata no País.
1982: Nasce a Cerveja Kaiser, fruto da criatividade e ousadia dos fabricantes franqueados da Coca-Cola Brasil. A Kaiser inova no então centenário mercado de cervejas e, nos próximos 10 anos de sua existência, abocanha 17% de participação de mercado.
1984: Lançamento do Sprite. Inauguração de três novas fábricas.
1985: A fábrica de Boa Vista, em Roraima, torna a Coca-Cola presente em toda a Amazônia.
1986: Os 100 anos da Coca-Cola são comemorados em todo o mundo.
1987: A Coca-Cola patrocina a Copa União, o maior contrato esportivo feito por uma empresa privada no País até então. Mais quatro novas fábricas entram em operação.
1988: Outras quatro fábricas iniciam suas operações.
1990: Lançamento da Fanta Laranja Diet. A Coca-Cola começa a patrocinar todas as categorias da Seleção Brasileira de Futebol.
1991: A RENOSA inaugura sua terceira fábrica em Sinop – MT. A Coca-Cola lança a embalagem PET descartável no País.
1992: Inauguração da maior fábrica da Coca-Cola na America Latina, em Jundiaí - SP. A RENOSA instala a segunda linha de sopro de garrafas PET no País em sua fábrica em Várzea Grande – MT.
1993: A Coca-Cola passa a apoiar em todo o planeta o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.
1996: Lançamento do Programa Coca-Cola Reciclou, Ganhou.
1997: Criação do Sistema de Gestão Ambiental “eKOsystem”. A Coca-Cola light inaugura a categoria light em refrigerantes no Brasil. Lançamento do Guaraná Kuat. A RENOSA inaugura uma nova fábrica em Várzea Grande – MT.
1998: O Programa Operação Qualidade do Ar, criado em 1996 e apontado como exemplo bem-sucedido de gestão ambiental, ganha O Prêmio CNI de Ecologia.
1999: Fundação do Instituto Coca-Cola para a Educação. Implementação do Programa Coca-Cola de Valorização do Jovem.
2001: Coca-Cola entra no mercado de sucos prontos com o lançamento de Kapo.
2002: Publicação do primeiro Relatório de Responsabilidade Social. A Coca-Cola Brasil vende a Cervejaria Kaiser para o grupo Canadense Molson.
2003 A Coca-Cola firma com o COB patrocínio às equipes olímpicas de ginástica artística, judô e natação, visando o apoio a preparação para as Olimpíadas de 2004.
2003: A Coca-Cola lança o Programa Prato Popular e oferece uma alternativa de alimentação saudável para a população de baixa renda. A RENOSA implementa em Mato Grosso o Programa Coca-Cola de Valorização ao Jovem.
2004: Lançamento da identidade corporativa Coca-Cola Brasil, em campanha institucional, para maior transparência de suas ações sociais.
2005: Três famílias de fabricantes da Coca-Cola na África do Sul passam a fazer parte do capital da RENOSA. A Coca-Cola adquire a empresa Sucos Mais e diversifica mais sua linha de marcas e produtos. O Sistema Coca-Cola Brasil diminui pela metade o volume de água por litro de bebida produzida, em comparação com os níveis de consumo de 10 anos antes, e supera a meta de 2,3 litros de água por litro de bebida produzida. O Sistema Coca-Cola Brasil conquista a Woodruff Cup, prêmio dado anualmente para a melhor operação mundial da Coca-Cola. O Instituto Coca-Cola Brasil (ex- Instituto Coca-Cola para a Educação) se torna uma OSCIP e concentra seu foco no tripé Educação, Meio Ambiente e Vida Saudável. O grupo cervejeiro Femsa de origem Mexicana compra a Cervejaria Kaiser.
2006: A RENOSA adquire a Companhia Maranhense de Refrigerantes, fabricante de Coca-Cola no Maranhão e norte de Tocantins.
2007: A Coca-Cola e seus fabricantes formam uma Joint-Venture (JV Mais) para explorar juntos o negócio de bebidas não-carbonatadas. A Coca-Cola Zero é lançada. A RENOSA adquire 40% do capital da Sorocaba Refrescos S/A, fabricante de Coca-Cola para Sorocaba e região. A Coca-Cola compra a Mate Leão.
2008: A JV Mais compra a Sucos Del Valle do Brasil, e integra a marca Del Valle ao seu portfólio de bebidas saudáveis. A RENOSA, o Instituto Coca-Cola Brasil e o Instituto Ayrton Senna firmam parceria com o governo estadual do Maranhão para implementar o Programa Educação Campeã no estado.
2009: RENOSA lança o hidrotônico i9 e passa a atuar na categoria de Isotônicos.
2010: O grupo Constâncio Vieira inaugura a primeira fábrica "verde" do sistema Coca-Cola em Maceió/AL.
2010: RENOSA inicia a comercialização dos produtos Matte Leão.
2011: A RENOSA, através da Companhia Maranhense de Refrigerantes (CMR), adquire da família Constâncio Vieira, os territórios de Alagoas, Sergipe e norte da Bahia, e também a Água Mineral Crystal Nordeste.


Campanhas que fizeram sucesso

São inúmeras campanhas publicitárias que fizeram história. O primeiro Spot em rádio foi lançado em 1927.Mas foi nos anos 70 que a propaganda tornou-se a alma do negócio. Nela era refletida a perfeita sintonia da marca com a alegria de viver e a liberdade.Foi em 1970, pela primeira vez, surgiu a famosa “Onda” no logotipo da marca, inspirada nas curvas da fruta do cacau.
A ascensão do produto internacionalmente foi concretizado em um comercial, intitulado “Hiltop”, em 1971, onde jovens, de todas as partes do mundo, se juntavam no pico de uma montanha na Itália para cantar “ Like to Buy the World a Coke” ( “Gostaria de comprar uma coca-cola para o mundo”).Este comercial tornou-se ícone na história da marca.
Os famosos “Ursos Polares”, surgiu apenas em 1993. Eles faziam parte da campanha “Always COCA-COLA” e estrelaram o primeiro comercial, chamado “Northem Lights”, onde assistiam a Aurora Bureal e bebiam Coca –Cola.
A marca Coca- Cola passou a apoiar os esportes, através do patrocínio dos Jogos Olímpicos de Amsterdã em 1928. Desde então, patrocinaria todos os jogos Olímpicos realizados, tornando-se a mais antiga patrocinadora continua do evento. Em 1950, participou pela primeira vez na Copa do Mundo.
A campanha The Coke Side of Life, lançada em 2006, já e considerada pela Coca-Cola o melhor desempenho comercial da marca no mundo na ultima década. Dentro desta campanha o comercial de maior destaque foi o “Hapiness Factory”.O comercial tem produção e animação impecáveis, nos levando ao maravilhoso mundo que se encontra dentro de uma maquina automática da Coca-Cola.Um comercial feito para nos emocionar.

Linha de Produtos Coca-Cola

Isotônicos
- Powerade

Refrigerantes
- Coca
- Coca Zero
- Kuat
- Guaraná Jesus
- Fanta
- Sprite
- Scheweppes
- Aquarius Fresh

Energéticos
- Burn

Hidrotônico
- I9

Sucos e Lácteos
- Del Valle

Chás
- Matte Leão

Cervejas
- Sol
- Kaiser
- Bavaria
- Heineken
- Xingu
- Summer
- Gold
- Dos Equis
- Birra Moretti
- Amster Pulse
- Murphy’s Irish Red




Por: Ana Carolina Côrtes e Aneliese Pimentel

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