quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Fim das sacolas plásticas

Atenção aos consumidores que pretendem fazer compras em redes varejistas por São Paulo em estabelecimentos como Carrefour, Walmart, Pão de Açúcar, Extra, Coop e Sona. A partir de hoje as sacolas plásticas serão retiradas, sendo necessário que cada cliente leve sua própria sacola de casa. A maioria dos supermercados disponibilizará caixas de papelão para compras maiores.
A Associação Paulista de Supermercados e o Governo do estado estão abrangendo mais de mil lojas, a medida que a campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco cresce.
De acordo com o presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), a previsão é de que cerca de 7 bilhões de sacolas deixem de circular por pelo menos um ano.
"Nas cidades onde já implantamos o processo, foi tudo muito tranquilo. Esperamos o mesmo em São Paulo", afirma. "Em Jundiaí, isso existe desde 2010".

De acordo com ele, após a substituição, 77% das pessoas concorda com a ação.
Aproximadamente 95% das associadas da Apas começaram no ano passado, quando todas iniciaram a venda de sacolas retornáveis, as ecobags.
Em Indaiatuba e Vila Clementino as redes Extra e Pão de Açúcar ativaram duas lojas verdes, em 2011, retirando as sacolas plásticas.
Nessas lojas foram colocadas à venda 13 opções de sacolas reutilizáveis, que vão de cerca de R$ 2,00 a R$ 14,00, além de caixas plásticas dobráveis, carrinhos de lona e dobráveis e sacolas biodegradáveis, chamadas também de biocompostáveis. 

Por: Ana Carolina Côrtes

Nenhum comentário:

Postar um comentário