segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

IBM

Herman Hollerith deu o pontapé inicial no final do séxulo XIX, nos Estados Unidos, quando teve a idéia para uma solução eficiente para acelerar o colhimento e a organização de dados para o censo de 1890.
Diversas máquinas elétricas utilizadas para a soma e contagem de dados foram produzidas. Essas máquinas tinham perfurações que representavam cada informação registrada. Com esse processo os Estados Unidos puderam acompanhar de perto o crescimento de sua população.
Em 1896 foi criada a Tabulating Machine Company.
No dia 16 de junho de 1911, duas outras empresas, a International Time Recording Co., de registradores mecânicos de tempo, e a Computing Scale Co., de instrumentos de aferição de peso, uniram-se a ela, formando a Computing Tabulating Recording Co., conhecida pela sigla CTR. Três anos mais tarde, Thomas J. Watson assumiu o cargo de diretor-geral. As pesquisas de engenharia realizadas resultaram na criação e no aperfeiçoamento de novas máquinas de contabilidade, que eram necessárias diante do rápido desenvolvimento industrial.
Em 1924, a CTR mudou de nome e passou a se chamar International Business Machines, a conhecida sigla IBM. 
Nesta mesma década a IBM controlava 85% do mercado de tabuladores e cartões perfurados.
Foi desenvolvido por Watson um exército de vendas, reconhecido pelo terno azul e camisa branca, treinado com músicas de incentivo e pronto para convencer executivos de diversas indústrias a adotar sistemas de contabilidade mecânicos.
Ele também foi um dos primeiros a dar incentivo para a distrubuição de bônus por desempenho e ainda tinha a promessa do emprego vitalício, chegando a inventar um clube para os funcionários que estavam a mais tempo na IBM.
Em 1949 a IBM World Trade Corporation, uma subsidiária inteiramente independente, cujo objetivo era aumentar vendas, serviços e produção fora dos Estados Unidos. 
Em 1981 introduziu no mercado o PC (Personal Computer) revolucionando o segmento da informática e redefinindo a vida moderna.
Então, o computador pessoal, denominado IBM 5150 passou a ter seu lugar nas casas e nas vidas das pessoas.
A estimativa de vendas era de 2.000 máquinas, mas centenas de milhões de máquinas foram vendidas e o sucesso da IBM começou a ser notado.
A partir daí, a IBM inventou a computação pessoal e inovou trazendo para o mercado o primeiro notebook.
No ano de 1993 diante da revolução dos computadores pessoais e de uma estrutura organizacional ineficiente, a IBM tinha prejuízo de US$ 16 bilhões e mais de 175 funcionários demitidos.
Em abril, o executivo Lou Gerstner, insistentes convites, aceitou suceder a John Akers, assumindo o cargo de presidente. Sua missão: sanar a mais séria crise da história da IBM.
Ele fortaleceu a área de serviços, recontruiu a cultura interna e criou o conceito e-business para mostrar os vários caminhos que a rede mundial de computadores poderia ter, mudando o mundo dos negócios e a sociedade.
A campanha foi um sucesso e o termo começou a ser utilizado com o significado de “negócios on-line”.
Ao longo dos anos a IBM mudou seu modelo de negócios e o trabalho realizado hoje é muito diferente de anos atrás.

Hoje, a IBM trabalha também com consultoria, informação on Demand e serviços. Depois uma de uma revolucionária transformação, passou a ser um gigante do setor de serviços tão poderoso quanto muitos países do mundo, sendo líder na criação, desenvolvimento e manufatura das mais avançadas tecnologias de informação da indústria, incluindo sistemas de computadores, software, sistemas de rede, dispositivos de armazenamento e microeletrônica.
Em 2011 muitas inovações chegaram ao mercado. Um exemplo é o Watson, o supercomputador que venceu um ser humano na recentemente na série de rodadas do famoso programa americano de perguntas e respostas Jeopardy.
Este supercomputador, desenvolvido durante quatro anos, será preparado para se tornar um produto na linha comercial futura da empresa, na área da saúde, utilizando sua habilidade de responder e fazer perguntas para ajudar profissionais da medicina.
A agenda do centenário foi batizada de Celebration of Service e tem uma série de iniciativas emvolvendo a comunida. Um exemplo foi o dia em que 400 mil funcionários estiveram realizando diversos tipos de trabalho voluntário.

http://www.ibm.com/ibm100/us/en/


A linha do tempo

1952
● Criação do IBM 701, primeiro computador comercial de grande porte, com memória RAM de 1kb.
1971
● Lançamento do Floppy Disk, conhecido popularmente como disco flexível.
1975
● Criação do primeiro computador portátil batizado de IBM 5100.
1992
● Lançamento do IBM THINKPAD, primeiro laptop com tela TFT (Thin Film Transistor) colorida, de 10.4 polegadas e equipado com o novo dispositivo apontador TrackPoint (botão vermelho).
1993
● Lançamento do laptop com caneta conversível para as pessoas capturarem seus pensamentos e idéias mais facilmente e não perder seu tempo teclando.
1994
● Lançamento do laptop THINKPAD 755, primeiro com CD-ROM integrado, possibilitando carregar e utilizar grandes quantidades de dados.
1995
● Apresentação do “teclado borboleta”.
1997
● Lançamento do laptop THINKPAD 770, primeiro com DVD-ROM integrado, permitindo assistir vídeos de alta qualidade.
1998
● Apresentação do primeiro ThinkLight da indústria, uma pequena luz que ilumina o teclado em ambientes de pouca iluminação.
1999
● Lançamento do DeveloperWorks, um site com projetos de softwares livres e gratuitos com mais de 5.7 milhões de desenvolvedores independentes associados. O comprometimento com a comunidade de código aberto (que defende programas de computador gratuitos e melhorados, em colaboração, por pessoas de todo o mundo) é o maior símbolo da nova fase da empresa.
● Lançamento do conceito de negócios digitais batizado de e-Business.
● Lançamento do primeiro computador da indústria com um chip de segurança integrado.
● Lançamento do primeiro mini-notebook da indústria.
2000
● Lançamento do IBM e-Server, uma nova geração de servidores.
● Lançamento do IBM NetVista, computador com visual arrojado e disquete e DVD-ROM escondidos sob o monitor.
2001
● Lançamento do THINKPAD TransNote, laptop revolucionário que integra papel, tinta e computação móvel dentro de um espaço de trabalho digital.
2003
● Lançamento do primeiro notebook com duração estendida de bateria, de até 11 horas.
● Lançamento do primeiro notebook da indústria com um “airbag” para o disco rígido e para a proteção da informação caso o sistema sofra uma queda.
2004
● Lançamento do primeiro notebook com leitor de impressões digitais integrado.
2007
● Criação da SERVICE RESEARCH INITIATIVE, uma organização inédita para, com outras empresas (entre elas as rivais Oracle e Microsoft), universidades e o governo americano, estimular inovações em serviços. Além de financiar estudos, a SRI é um pólo de troca de experiências e resolução de problemas.
● Apresentação do Blue Gene/P, a segunda geração do computador mais potente do mundo, triplicando o desempenho do seu antecessor, o Blue Gene/L – atualmente o computador mais rápido do mundo.

Campanha Smarter Planet (Planeta Inteligente)

No final de 2008 a IBM lançou sua mais agressiva campanha global de marketing tendo como slogan “Let’s Built a Smarter Planer” e o objetivo de promover a sustentabilidade através da aplicação da tecnologia em todo o planeta, buscando idéias mais inteligentes e efetivas.
A campanha levou em consideração o fenômeno da globalização que aproximou e conectou pessoas, empresas e objetos, e unido à tecnologia representava a oportunidade de usar a tecnologia para a criação de um planeta mais saudável e sustentável, com menos desperdício e mais inteligência.
A campanha tem o objetivo de disseminar novas maneiras de interação tecnológicas para o progresso do planeta.
São abordados os mais diversos campos como energia, educação, cidades, telecomunicação, saúde, tráfego, alimentação, água, segurança, infra-estrutura, computação em nuvem, entre outras. Para isso, a IBM criou vários ícones que representam os mais diversos campos de aplicação com inteligência da tecnologia.


Slogans

- I think, therefore IBM.
- Think.
- IBM. Computers help people help people.
- Solutions for a small planet.
- On Demand Business, in demand people.
- Let’s build a smarter planet.


Evolução Visual

O logotipo mais famoso e reconhecido da IBM é o tradicional azul, mas para chegar até ele, houve inúmeras mudanças e reformulações durante a história da empresa.
- O logotipo sofreu suas primeiras alterações em 1911, quando a International Time Recording Company e a Computing Scale Company se fundiram para formar a Computing-Tabulating-Recording Company. 
- A segunda alteração ocorreu em 1924, quando a empresa adotou o nome International Business Machines Corporation. 
- No final dos anos 40, a IBM lançou uma difícil transição de punched-card tabulating para computadores, chefiada pelo seu CEO Thomas J. Watson. Para assinalar esta mudança radical, em 1947, a IBM mudou sua identidade visual pela primeira vez em mais de duas décadas: um simples logotipo tipográfico, que utilizava pela primeira vez a cor azul. 
- Em 1956, com a liderança da empresa a prestes a ser passada ao filho de Watson, o genial Paul Rand mudou o logotipo da IMB para ter “uma forma mais sólida, fundamentada e de equilibrada aparência” e, ao mesmo tempo, fez a mudança sutil o suficiente para comunicar que existia uma continuidade na passagem da liderança da empresa de pai para filho. 
- Foi em 1972 que ocorreu a última grande mudança no visual da IBM, surgindo o famoso logotipo azul com listradas para simbolizar a velocidade e o dinamismo da empresa na época. 


A marca no Brasil

Foi em 1971, que a IBM começou suas atividades no Brasil, ainda com seu antigo nome Computing Tabulation Recording Company.Com os excelentes resultados obtidos com a prestação de serviços para a Diretoria de Estatística Comercial, o governo brasileiro contratou a CTR para o censo demográfico de 1920. Ano em que chegavam as primeiras maquinas impressoaras.A IBM Brasil se estabeleceu definitivamente somente no ano de 1924.
A primeira fabrica a ser instalada na América do Sul ficava localizada em Benfica, no Rio de Janeiro. O ano de 1959 foi de grande revolução nos sistemas administrativos das empresas brasileiras, através do lançamento do primeiro computador eletrônico: o RAMAC305.
A década de 80 foi bastante promissora, devido a importantes acontecimentos como: inicio das maquinas de escrever elétricas 196 e 196c, inicio da instalação sistema de correio eletrônico PROFS, criação em São Paulo do Centro de Tecnologia de Software e instalação em Sumaré do Centro de Tecnologia de Hardware.
Hoje o Brasil possui um dos quatro centros de prestação de serviços da IBM. Podendo atender clientes de qualquer lugar do mundo. A IBM possuí soluções de ponta a ponta, adequadas a empresas de todos os portes e perfis de negócios


A marca no mundo

A empresa IBM se entende hoje em mais de 170 países, com fábricas e laboratórios funcionando em 15 deles. São 29 laboratórios de desenvolvimento que, juntamente com os 8 centros de pesquisa pura, onde são realizadas as mais sofisticadas pesquisas tecnológicas, estão localizadas em quatro continentes.Os Estados Unidos desenvolvem e fabricam os chips. Na China, gerencia-se a cadeia de fornecedores. No Brasil é realizado grande parte do trabalho financeiro.A empresa que já faturou mais de U$ 100 bilhões, emprega mais de 436 mil funcionários, conhecidos carinhosamente chamados de” IBMers”, no mundo inteiro.


Por: Ana Carolina Côrtes

Nenhum comentário:

Postar um comentário