quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Adidas e sua Pegada Sustentável


A Adidas está lançando o programa Pegada Sustentável. Seu objetivo é envolver o consumidor em atividades ambientais e dar um destino mais correto para os produtos no fim de seu ciclo de vida. O projeto pretende reforçar o posicionamento sustentável da marca, além de minimizar os impactos causados no meio ambiente pelo descarte inadequado de calçados esportivos.
Com o projeto a Adidas pretende atingir três pilares da Sustentabilidade: economicamente, socialmente e ambientalmente.
Em entrevista ao Mundo do Marketing, o diretor de relações institucionais e de sustentabilidade da Adidas Brasil disse “Nossa ação, economicamente, auxilia na construção da imagem da Adidas diante do público. Socialmente, mobilizamos os consumidores conversando com eles sobre uma atitude cada vez mais necessária na sociedade em que vivemos e a iniciativa impacta principalmente o meio ambiente. Os calçados descartados, ao invés de irem parar nos lixões ou nas ruas, serão levados para fábricas com intuito de gerar energia”.

O programa foi lançado ontem e já está presente em sete lojas e 11 outlets da marca na grande São Paulo e capital. Em março o projeto pretende chegar as demais lojas da marca por todo Brasil.
Para promover a iniciativa, os pontos de venda terão decoração especial com elementos visuais da ação, por exemplo, cardarços verdes. O propósito é incentivar os clientes a reciclarem. A Adidas também investiu no treinamento de 400 colaboradores para conversarem com os visitantes nas lojas e explicarem as etapas da ação.
Para garantir o descarte correto dos calçados, o usuário poderá entregar o produto sem condições de uso nas lojas Adias. E mais, não só da marca como das demais também.
O cliente assinará um termo de doação do material para a reciclagem e, em troca, receberá um brinde.
Em São Paulo, nos três primeiros meses, a “recompensa” será um ingresso para visitar o Museu do Futebol, no Pacaembu. Mas cada cidade terá uma opção para os consumidores. Os produtos entregues nos pontos de venda serão encaminhados para a empresa de logística reversa e gestão ambiental RCRambiental.
A parceira da Adidas será responsável por descaracterizar as peças e transportá-las até o destino final, onde os calçados serão transformados em combustível para alimentar fornos de cimento. O mecanismo possibilita o reaproveitamento integral dos produtos como fonte de energia.


Por: Ana Carolina Côrtes

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