quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Google

Mesmo para aqueles que não usam internet, isso não significa desconhecer o Google. Este site de busca é o mais famoso em todo o mundo. Hoje, conta com uma série de serviços que oferece para os internautas. Entre eles estão redes sociais, sistemas de anúncios, gmail e muito mais. Não seria exagerado dizer que ele domina o mundo.
Não existe empresa que simbolize de forma mais abrangente o início do século 21.

Alguém já ouviu falar em BackRub? Não? Este foi um sistema criado em 1995 que permitia rastrear links na Internet. Ele foi criado na Universidade de Stanford por dois estudantes de doutorado de ciência da computação: Sergey Brin, um russo de 23 anos, e Larry Page, um americano de 24 anos.
Em 1997, após uma série de aperfeiçoamentos, a ferramenta foi batizada oficialmente com o nome Google.
Com toda a evolução e utilização da nova ferramenta dentro da Universidade, o projeto ganhou uma nova sede. Mas os estudantes precisavam de alguém para investir. Este foi Andy Bechtolsheim, um dos fundadores da empresa Sun Microsystems. Ele investiu nada mais que US$ 100 mil no projeto dos meninos.
Desta maneira, ambos foram obrigados a fundar oficialmente a empresa no estado da Califórnia, no dia 4 de setembro de 1998. Quando isso aconteceu a equipe passou para a garagem de uma amiga, Wojcicki.
O primeiro empregado contratado era colega de curso de ciência da computação, Craig Silverstien, que mais tarde se tornou diretor de tecnologia da empresa.
No final do ano, o sistema de busca já respondia a 10.000 requisições por dia. Nesta época, reportagens veiculadas sobre o GOOGLE em tradicionais jornais como USA Today e o francês Le Monde, demonstravam o sucesso que estaria por vir.
Em lugar de apresentar páginas de maneira aleatória, o serviço introduziu o conceito de relevância nas pesquisas dos usuários. Com a ajuda de algoritmos matemáticos e programas de computador que varriam a rede em busca de conteúdo, as respostas eram apresentadas pela ordem de importância dentro da Internet. Com o sucesso, em 1999, a empresa, então com apenas 8 funcionários, mudou sua sede para cidade californiana de Palo Alto. Nesse mesmo ano ocorreu a adição de um link para pesquisas limitadas a documentos do governo americano na página do GOOGLE. Era a primeira modificação que a página sofria.
No ano de 2000 o Google começou a vender anúncios associados a palavras-chave de busca. Para manter o projeto organizado e aumentar a velocidade, as propagandas veiculadas eram exclusivamente baseadas em texto.
No dia 9 de maio deste mesmo ano foram lançadas as primeiras 10 versões de idiomas do Google.com: francês, alemão, italiano, sueco, finlandês, espanhol, português, holandês, norueguês e dinamarquês. Pouco meses depois, no dia 12 de setembro o GOOGLE começou a oferecer pesquisas em chinês, japonês e coreano, o que elevou para 15 o número total de idiomas disponíveis. Foi também neste ano que o GOOGLE passou a ser o novo motor de busca do Yahoo!, substituindo o tradicional Inktomi, tornando-se o sistema de busca mais popular segundo pesquisa da StatMarket ao anunciar o primeiro índice com 1 bilhão de URLs (endereços na Internet).
No dia 27 de março de 2001 o site já estava disponível em 26 idiomas. Pouco depois, no dia 1 de agosto a empresa abriu seu primeiro escritório internacional, na cidade de Tóquio. Um mês mais tarde, uma nova parceria com o Universo Online (UOL) tornou o GOOGLE o principal serviço de pesquisa para milhões de latino-americanos.
No ano de 2002, a empresa implantou uma nova filosofia: os engenheiros e funcionários foram incentivados a dedicar 20% do seu tempo trabalhando em algo que não fosse seu projeto principal. Serviços famosos como o Google Notícias e o Gmail surgiriam dessa filosofia adotada pela empresa.
No dia 17 de fevereiro de 2004 o índice de pesquisa atingiu uma nova marca: 6 bilhões de itens, o que incluía 4.28 bilhões de páginas da web e 880 milhões de imagens. No dia 18 de agosto deste mesmo ano, o GOOGLE fez uma oferta pública inicial de 19.605.052 cotas de ações ordinárias Classe A em Wall Street. O preço de abertura foi de US$ 85 por ação. Com a abertura de seu capital na Bolsa de Valores a empresa se transformava em um gigante do mercado financeiro americano. No mês seguinte existia mais de cem domínios GOOGLE (Noruega e Quênia foram os de números 102 e 103). A lista cresceu e atualmente já passa de 160.
No final de 2005 foram abertos os primeiros escritórios em São Paulo e Cidade do México.
No dia 27 de Janeiro, o Google.com, foi ao ar na China. Ainda neste ano, implementou seu número de serviços com várias novidades como o bate papo no Gmail, usando as ferramentas de mensagem instantânea do Google Talk; a introdução das versões locais do GOOGLE MAPS na França, Alemanha, Itália e Espanha; o Gmail em idiomas árabe e hebraico, o que elevou a 40 o número de interfaces; a pesquisa de livros, que começou a oferecer downloads gratuitos de PDF de livros de domínio público; e a pesquisa de patentes nos Estados Unidos, indexando mais de sete milhões de patentes desde 1790.
No dia 15 de dezembro, os Googlers, funcionários da empresa, vestiram pijamas e chinelos para trabalhar no primeiro “Dia do Pijama” de lá.
Em 2008, o GOOGLE fez grandes avanços com uma importante iniciativa, que envolveu toda a empresa, para assegurar que todos os seus produtos estivessem disponíveis nos 40 idiomas lidos por mais de 98% dos usuários de Internet. No dia 25 de julho o sistema de indexação para processamento de links indicava que o GOOGLE contabilizava um trilhão de URLs únicos (enquanto o número de páginas da web individuais crescia vários bilhões por dia).
Em 2011, ao pagar US$ 12.5 bilhões pela Motorola Mobility, o GOOGLE fez a maior aquisição de sua história e acirrou a disputa com a Apple. Isto porque, o GOOGLE será capaz de controlar todos os aspectos de seus celulares, desde o equipamento em si até o sistema operacional. A razão para realizar uma transação desse porte foi o fortalecimento do Android, o sistema operacional para smartphones e tablets, desenvolvido pelo GOOGLE, e alvo freqüente de processos por violação de patentes por parte da Apple e da Microsoft.
Tudo isso provocou uma briga e tanto, pois ao ingressar no segmento de produção de smartphones e tablets, a empresa de internet passa a competir diretamente com a Apple e algumas fabricantes de celulares, como Samsung, LG, Sony Ericsson e HTC.
O GOOGLE representa uma das maravilhas da computação e não há dúvidas de que é um regente na Internet que não ignora idiomas, sistemas operacionais, culturas, idéias e credos. No GOOGLE há espaço para tudo e para todos. A capacidade de inovar é diretamente proporcional a sua disposição em ganhar dinheiro. Os resultados financeiros são impressionantes. Afinal, hoje em dia, o GOOGLE está presente em todas as nossas ações na Internet, e viver sem ele parece ser uma missão impossível. Não só utilizamos o site de buscas, mas, também o Orkut, YouTube, Google Reader, Maps e Earth, além de Gmail e Gtalk, entre (muitos) outros serviços. Por tudo isso, Google.com tornou-se o endereço mais conhecido e acessado do mundo virtual, onde milhares e milhares de pessoas encontram respostas para dúvidas e problemas dia após dia. É fonte de informação, pesquisa, notícias, curiosidades, etc.


A linha do tempo
1998
● Em 28 de abril de 1998 foi lançado o “Boletim Google Friends”, publicação mensal no eGroups para manter os fãs informados sobre as notícias da empresa (ele é publicado até hoje, nos Grupos do GOOGLE).
1999

● Em 21 de setembro, o serviço sai da fase de testes e a palavra “BETA” é removida do logotipo.
2000

● Lançamento do GOOGLE ADWORDS, um sistema revolucionário de anúncios, que logo geraria seus primeiros lucros para a empresa. Lançado no dia 23 de outubro para 350 clientes, o programa de anúncios de auto-atendimento prometia ativação on-line com um cartão de crédito, segmentação por palavras-chave e avaliação de desempenho.
● Lançamento do GOOGLE TOOLBAR, a famosa barra de ferramenta do programa para ser instalada no navegador que permitia pesquisar sem visitar a página inicial do GOOGLE, disponível oficialmente no dia 11 de dezembro.
2001

● Lançamento do GOOGLE IMAGE SEARCH, serviço de busca de imagens na Internet, lançado oficialmente no dia 28 de julho, com acesso à 250 milhões de imagens.
● Lançamento do GOOGLE ZEITGEIST, estatísticas a respeito das palavras mais pesquisadas. Quanto mais as pessoas pesquisam on-line, mais padrões existentes permitem aprender sobre o que está em nossas mentes. O nome tem origem na palavra alemã Zeitgeist (espírito do tempo) referindo aos acontecimentos de uma determinada época.
● Aquisição do DEJA’S USENET ARCHIVE, o maior grupo de discussão da Internet (um arquivo de 500 milhões de discussões), que foi remodelado e passou a chamar GOOGLE GROUPS.
2002

● Aquisição no dia 17 de fevereiro da empresa Pyra Labs, responsável pelo desenvolvimento do BLOGGER, serviço que oferece ferramentas e hospedagem para a criação de diários eletrônicos, conhecido popularmente como BLOGS.
● Lançamento do GOOGLE NEWS, serviço que permite a busca de notícias na Internet. O novo serviço foi lançado oficialmente no dia 23 de setembro com quatro mil fontes de notícias. Atualmente este serviço está revolucionando o mercado de notícias, deixando seus usuários bem mais informados e também fornecendo ao GOOGLE tudo o que as pessoas gostam de ler, quais as empresas ou pessoas que geram mais notícias e quais os assuntos que ganham mais destaque na mídia. Em novembro de 2005 foram lançadas as versões em português tanto para o Brasil como para Portugal.
● Lançamento do FROOGLE (mais tarde conhecido como GOOGLE SHOPPING), serviço que permite fazer buscas por determinado produto ou realizar comparações de preços.
● Lançamento do GOOGLE LABS, o site para apresentação de novas tecnologias ou serviços que estão sendo desenvolvidos pelas equipes da empresa.
● Lançamento do primeiro hardware do GOOGLE: uma caixa amarela (chamada de GOOGLE SEARCH APPLIANCE) através da qual as empresas podiam conectar a sua rede de computadores para ativar recursos de pesquisa em seus próprios documentos.
2003

● Lançamento em março do GOOGLE ADSENSE, sistema que permitia aos webmasters obter fundos por meio de anúncios de texto. O serviço visava fornecer anúncios aos usuários cadastrados para que ajudassem a divulgar os clientes de publicidade para os quais o GOOGLE vendia espaço. Assim, cada um que tivesse cliques computados nos Anúncios Google ganharia uma fatia do rendimento proporcional aos lucros obtidos.
● A busca também foi incrementada. De acordo com a palavra-chave digitada, a tradicional caixa de texto do GOOGLE já era capaz de rastrear vôos em aeroportos, realizar operações matemáticas e muito mais.
● Lançamento no dia 1 de abril do programa de publicidade gratuita destinado a organizações sem fins lucrativos para veiculação de campanhas de anúncios gratuitos para suas causas.
● Lançamento no dia 17 de dezembro do GOOGLE PRINT (agora conhecido como GOOGLE BOOK), primeiro mecanismo de busca de livros digitalizados através do conteúdo de bibliotecas e editoras. No dia 9 de outubro de 2009, a empresa anunciou que o número de livros escaneados havia superado os dez milhões. De acordo com o tradicional jornal New York Times, hoje o sistema digitaliza aproximadamente 3.000 livros por dia.
2004

● Lançamento do GMAIL (abreviação de GOOGLE MAIL), serviço de correio eletrônico que provocou uma revolução na Internet ao oferecer 1 Gigabyte de espaço aos usuários gratuitamente. Na época em que foi lançado, era preciso ser convidado para ter uma conta. Somente no dia 14 de fevereiro de 2007, em pleno Dia dos Namorados nos Estados Unidos, a empresa disponibilizou o Gmail para todos.
● Lançamento do GOOGLE SMS, permitindo que usuários realizem buscas diretamente de seus celulares enviando suas consultas de texto para GOOGL ou 466453.
● Lançamento do GOOGLE DESKTOP SEARCH, um pequeno utilitário para realização de buscas rápidas e documentos armazenados em seus próprios discos rígidos usando a tecnologia GOOGLE.
● Lançamento no dia 17 de março do GOOGLE LOCAL, que oferecia listagens de negócios importantes, mapas e rotas. O serviço acabaria sendo integrado ao GOOGLE MAPS, que foi ao ar pela primeira vez no dia 8 de fevereiro de 2005, oferecendo mapas urbanos que permitem traçar rotas entre pontos, localizar endereços e uma série de outras possibilidades.
● Aquisição do PICASA, serviço voltado para o gerenciamento e organização de imagens.
● Criação do ORKUT, uma rede social filiada ao próprio GOOGLE, que surgiu com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter seus relacionamentos. Atualmente o serviço conta com mais de 100 milhões de usuários.
● Lançamento no dia 19 de abril do Blog oficial do GOOGLE. Desde então, a rede de blogs corporativos se expandiu para contar com mais de 150 blogs em 17 idiomas, com cobertura de notícias sobre vários produtos, tecnologias e iniciativas.
● Inauguração no mês de maio da famosa GOOGLE STORE. Desde sua inauguração a loja, voltada para funcionários, vendeu mais de 90.000 brinquedos, inclusive 10.472 lava-lamps e mais de 20.000 ioiôs.
● Lançamento da versão beta do GOOGLE ACADÊMICO, um serviço gratuito que ajuda usuários a pesquisarem literatura acadêmica, como por exemplo, artigos científicos, teses, livros, pré-impressões, resumos e relatórios técnicos.
2005

● Lançamento do MY SEARCH HISTORY, capaz de manter um histórico dos últimos termos pesquisados, permitindo que os usuários visualizem todas as páginas da web que visitaram e as pesquisas do GOOGLE que fizeram ao longo do tempo.
● Lançamento do GOOGLE WEB ACCELERATOR, software para acelerar a navegação na Internet.
● Lançamento do GOOGLE TALK, um comunicador de mensagens instantâneas e de VoIP bastante simples e eficiente. Ele permite que os usuários do Gmail conversem ou troquem mensagens instantâneas gratuitamente com amigos de modo fácil e rápido usando um microfone de computador e alto-falantes (não é preciso ter telefone).
● Lançamento do GOOGLE EARTH, serviço de mapeamento baseado em imagens de satélite que combina visualização de construções em 3D e terrenos com recursos de mapeamento e pesquisa do GOOGLE. O novo serviço, apresentado no dia 28 de junho, permitia a localização de países, cidades e até ruas utilizando fotos de satélite de alta resolução. O serviço havia sido lançado em 2001 pela empresa Keyhole Inc., comprada pelo GOOGLE em 2004, com o nome de Earth Viewer.
● Lançamento, no dia 19 de maio, da Página Inicial Personalizada (agora conhecida como iGoogle) permitindo que as pessoas personalizem sua própria página inicial do GOOGLE com módulos de conteúdo escolhidos por elas.
● Lançamento da Pesquisa Google de Blogs, através da qual era possível localizar postagens de blogs atuais e pertinentes sobre tópicos específicos por toda a imensa blogosfera.
● Lançamento do GOOGLE READER, um leitor de feeds, apresentando oficialmente na conferência Web 2.0, em São Francisco.
● Lançamento do GOOGLE TRANSIT. Os moradores da área metropolitana de Portland, no estado do Oregon, agora podiam planejar suas viagens usando transporte público em um único lugar.
● Lançamento no dia 15 de dezembro do Gmail para celular nos Estados Unidos.
● Lançamento do GOOGLE ANALYTICS, antes conhecido como Urchin, para medir o impacto de sites e campanhas de marketing na Internet.
● Lançamento do BLOGGER MOBILE, permitindo aos blogueiros usar seus telefones celulares para postar e enviar fotos a seus blogs.
2006

● Lançamento do GOOGLE VIDEO PLAYER, uma loja de vídeo, onde produtores de vídeos passam a definir preços e licenças de uso para seus conteúdos.
● Lançamento do GOOGLE CALENDAR, serviço de agenda on-line que pode ser compartilhado.
● Lançamento do GOOGLE FINANCE, serviço de informações financeiras e econômicas.
● Lançamento do GOOGLE TRENDS, uma maneira de visualizar a popularidade de pesquisas ao longo do tempo.
● Lançamento do GOOGLE APPS, um pacote de aplicativos que inclui Gmail e Google Agenda, projetado para organizações de todos os portes.
● Lançamento do GOOGLE CKECKOUT, serviço de processamento de compras, semelhante ao PayPal.
● Aquisição do YOUTUBE, site que permite aos seus usuários carregarem, assistirem e compartilharem vídeos em formato digital. O site foi adquirido por US$ 1.6 bilhões.
● Aquisição da JOTSPOT, empresa especializada na criação de páginas feitas por muitos internautas e mais conhecidos como wikis.
● Aquisição do FEEDBURNER (maior sistema gerenciador de feeds RSS do mundo) por US$ 100 milhões. Mais de 65 milhões pessoas usam diariamente os serviços do sistema. A compra mostrou como os feeds se tornaram parte importante da distribuição de conteúdo na Internet.
2007

● Inclusão de informações de trânsito no Google Maps para mais de 30 cidades nos Estados Unidos.
● Lançamento no dia 25 de maio do GOOGLE STREET VIEW, que permitia imagens panorâmicas de várias ruas de algumas cidades americanas. O serviço funciona da seguinte maneira: um carro passa fotografando o que está acontecendo de interessante em alguma rua ou quadra de uma cidade. Em 2010 Brasil, Irlanda e Antártida foram incluídos no serviço, agora disponível em sete continentes.
● Lançamento do GOOGLE HOT TRENDS, utilitário que permite ver o que as pessoas estão pesquisando em tempo real.
● No Developer Day (Dia do Desenvolvedor), em 30 de maio, foi anunciado o GOOGLE GEARS (atualmente conhecido apenas como Gears), uma tecnologia de código aberto para criar aplicativos web off-line.
● Lançamento do GOOGLE TRANSLATE, serviço gratuito de tradução instantânea de textos e sites. No ano seguinte o tradutor incluiu mais 10 idiomas (búlgaro, croata, tcheco, dinamarquês, finlandês, hindu, norueguês, polonês, romeno e sueco), o que elevou o total para 23. Atualmente o serviço oferece tradução instantânea para mais de 52 idiomas.
2008

● Lançamento do GOOGLE CHROME, em versão beta (versão de testes), de um navegador em código aberto com uma implantação mais rápida do interpretador Javascript, e adotando diversas funções na interface para facilitar a vida de quem usa aplicativos on-line. Em princípio, o browser, disponível em 43 línguas, poderia ser usado em 100 países através de computadores que operavam o sistema operacional Windows. Futuramente, o navegador também foi adaptado para as versões Linux e Mac. Atualmente o GOOGLE CHROME, disponível em mais de 50 idiomas, possui aproximadamente 25% de participação no mercado de navegadores.
● Em um evento de desenvolvedores, realizado no dia 12 de maio, a empresa mostrou uma prévia do GOOGLE FriendConnect, um conjunto de funções e aplicativos que permite aos proprietários de sites adicionarem recursos sociais a seus sites, como cadastro, convites, galeria de membros, postagem de mensagens e resenhas, além de aplicativos criados pela comunidade de desenvolvedores do OpenSocial.
● Lançamento do ANDROID, sistema operacional para dispositivos móveis, que permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pelo GOOGLE. O GOOGLE havia comprado em 2005 a pequena empresa fundada pelo engenheiro Andy Rubin por estimados US$ 50 milhões. O que despertou o interesse do gigante foi o fato de Rubin desenvolver naquele momento um promissor sistema operacional para celulares, o Android. Existem atualmente mais de 100 mil aplicações disponíveis para Android, que detém mais de 43% de participação no mercado de sistemas operacionais. Estima-se que a receita do GOOGLE proveniente da publicidade móvel e da venda de aplicativos supere US$ 2 bilhões por ano.
2009

● Lançamento do GOOGLE VOICE, recurso que funciona como um gerenciador de contatos, unificando números telefônicos do usuário, como telefone comercial, de casa e móvel, em uma única combinação.
● Lançamento do GOOGLE LATITUDE, serviço que permite localizar amigos e visualizar suas localizações através do Google Maps. O usuário também pode integrar o serviço ao próprio celular, e ser rastreado via satélite.
2010

● Lançamento do GOOGLE FONT API, um sistema para facilitar o uso de diferentes fontes em páginas web.
● Lançamento do GOOGLE BUZZ, serviço que incorporou ao Gmail funções de compartilhamento de fotos e vídeos, além de status, tornando-o mais parecido com redes sociais, como Facebook e Twitter.
● Apresentação da GOOGLE TV, com a proposta de levar a presença do GOOGLE para a sala de estar de milhões de consumidores, indo muito além do universo dos computadores de mesa ou portáteis. A nova plataforma une a Internet à tradicional televisão permitindo a utilização de inúmeros recursos como a busca por filmes e shows e a possibilidade de assisti-los via cabo ou web; assistir a vídeos em Flash; ler notícias; enviar e-mails; e personalizar a tela inicial com seus canais e sites favoritos. O novo produto é uma parceria entre o GOOGLE, Intel e a Sony.
2011

● Lançamento da rede social GOOGLE+, que conta com todas as funcionalidades comuns a diversas outras redes sociais, como um mural para publicar mensagens, fotos, vídeos e links; álbum de fotos; versão para smartphones; etc.
● Lançamento do GOOGLE MUSIC, uma loja virtual onde os usuários poderão comprar músicas pela Android Market, em um formato semelhante ao iTunes, da Apple, e compartilhar o conteúdo pelo Google+.


Entre seus principais aplicativos ou serviços, que prometem ajudar os usuários a organizar sua vida virtual, é importante destacar:
  • Gmail
  • Gtalk
  • Docs
  • Agenda
  • Desktop
  • Earth
  • Chrome

Logotipos divertidos
O Google inova com logotipos diferentes de tempos em tempos. Irreverência, criatividade e brincadeiras são palavras de seu dicionário.
Ele é realmente uma empresa diferenciada. Por isso possui inúmeros logotipos comemorativos (batizados oficialmente de GOOGLE DOODLES, que são os desenhos feitos sobre, ou usando como base o logotipo oficial da marca) referentes a feriados, datas e acontecimentos importantes como o Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia de Ações de Graça, Natal, Ano Novo, 4th July (comemoração da independência americana), entre outras.
No dia 30 de agosto de 1998, o conceito de doodle se originou quando Larry e Sergey, os fundadores da empresa, brincaram com o logotipo corporativo para marcar a sua presença no festival Burning Man, no deserto de Nevada. Um desenho simples de uma pessoa foi colocado atrás da segunda letra “o” da palavra Google. O logotipo modificado era uma forma bem-humorada de dizer aos usuários que os fundadores haviam “saído do escritório”. Ainda que o primeiro doodle tenha sido bastante simples, a idéia de decorar o logotipo da empresa para celebrar eventos importantes foi muito bem recebida pelos usuários.
Em 2000, eles pediram ao atual webmaster, Dennis Hwang, um designer americano de origem oriental e que era um estagiário na época, para criar um doodle para o Dia da Queda da Bastilha. Felizes com o resultado, os fundadores nomearam Dennis como Doodler-Chefe do GOOGLE. Assim, os doodles se tornaram um acontecimento regular na página inicial do GOOGLE, deixando as pesquisas mais divertidas para milhões de usuários no mundo inteiro. Quando os eles foram criados, ninguém esperava que se tornariam tão populares ou tão abrangentes para a experiência de pesquisa com o GOOGLE.
Hoje em dia, muitas pessoas aguardam ansiosamente o lançamento de cada novo doodle e alguns até os colecionam. A equipe de doodles já criou mais de 340 deles para o site nos Estados Unidos, e mais de 780 para o resto do mundo. 





Para ver mais Doodles, 



A evolução visual
Ao longo de sua história a marca quase não modificou logotipo, projetado por Ruth Kedar com base na fonte “Catull”. O original durou apenas dois meses. Foi substituído por outro que ganhou sombra e o ponto de exclamação, além da letra G inicial que passou a ser azul.
Em 1999 ganhou apenas um afinamento no corpo das letras e a exclusão do ponto de interrogação, ocorrida oficialmente no dia 6 de novembro.
No início do mês de maio de 2010, o GOOGLE deu uma renovada em sua identidade visual e apresentou um novo logotipo com cores mais brilhantes, eliminação do sombreamento das letras e a exclusão do símbolo ™. 


A marca no mundo
Mais de 760 milhões de internautas acessam sua página mensalmente; responde a mais de 210 milhões de consultas por dia; maior site de buscas do planeta com 1.7 bilhões de pesquisas diariamente; proprietário de fenômenos como Orkut, Blogger e Youtube; emprega quase 31.500 pessoas; possui subsidiárias em mais de 43 países e 180 domínios registrados; seu site é traduzido para 116 idiomas; oferece mais de 100 produtos e serviços; é executado através de mais de um milhão de servidores em data centers ao redor do mundo; contrata 16 novos funcionários por dia; além de faturar US$ 29.3 bilhões e ser o 1º site mais visitado da Internet. Precisa algo mais. Além disso, o GOOGLE é forte concorrente da Apple em mobilidade; da Microsoft, em internet; do Facebook, nas redes sociais; e das emissoras de tevê e dos provedores de conteúdo, em virtude dos serviços Google TV e YouTube.


Por: Ana Carolina Côrtes

Nenhum comentário:

Postar um comentário