sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Conheça a história do Mc Donald's



Quando você em Fast Food, qual a primeira marca que vem na sua cabeça? E quando você pensa naquele sanduíche coberto com aquele molho especial, qual marca você pensa? A marca MCDONALD’S é o sinônimo de Fast Food em qualquer lugar. A maior rede voltada para este tipo de alimentação é um dos simbolismos do capitalismo e do estilo de vida americano no mundo.

Essa grande marca, que desperta nas pessoas contestação e ódio, também desperta muita a admiração de muitos fãs, e com isso, consegue estar no domínio do mundo.

A marca se tornou tão conhecida que a revista The Economist usa seu principal sanduíche, o Big Mac, para fazer comparações de poder de compra entre vários países.

Pra quem não sabe, a história dessa marca começou em 1937 quando os irmãos Richard (Dick) e Maurice McDonald abriram um restaurante no sistema Drive-In na cidade de Arcádia, na Califórnia. Algum tempo depois, já em 1940 eles se mudaram para a cidade de San Bernardino onde abriram um restaurante com o nome de MCDONALD’S. Os garçons atendiam os clientes em cima de patins e entregavam os pedidos no carro. Essa maneira diferente se tornou popular e muito lucrativa para os irmãos. Na época, o cardápio continha 25 itens, sendo a maioria churrascos. Em 1948, depois de notar que a maioria do dinheiro que ganhavam era devido à venda de hambúrguer, que na época custava US$ 0.15, os irmãos renovaram totalmente o restaurante.

Além dessa, outras substituições ocorreram, como: todos os utensílios – talheres, pratos, copos – passaram a ser descartáveis; visitação pública da cozinha, onde os clientes podiam ver a impecável higiene e limpeza do ambiente; não teria mais garçonete, com isso o cliente teria que sair do carro para fazer seu pedido no balcão; e uma nova forma de produção dos sanduíches com a reformulação do cardápio, que passou a ser bem enxuto, e dos alimentos preparados com base em uma linha de montagem. Com a reabertura do restaurante, passou a vender somente hambúrguer, milk-shake e batata frita, o que se tornou um grande sucesso.

Em 1953, os irmãos começaram a criar franquias do restaurante, com Neil Fox abrindo a primeira unidade franqueada. O segundo restaurante foi aberto em Phoenix, Arizona, e foi o primeiro a usar o estilo baseado nos Arcos de Ouro. O restaurante original foi reconstruído baseado nesse estilo também. Nesse mesmo ano, um quarto restaurante foi aberto em Downey na Califórnia, na esquina com a Lakewood e Florence Avenue, onde hoje está o mais antigo restaurante da rede.

Em 1954, a marca passou por outras transações. Um vendedor de máquinas de bater Milk-shake, chamado Ray Kroc, ficou fascinado com a popularidade e estilo do MCDONALD’S, durante uma visitação. Depois de ver o restaurante em operação, Ray, propôs aos irmãos, que já possuíam franquias, a vendê-las fora da localização original da empresa (estado da Califórnia e Arizona), sendo dele próprio a primeira unidade de franquia. Partiu para Chicago com uma planta do restaurante, uma receita para as batatas fritas e um contrato que lhe dava permissão para encontrar novos locais para as filiais. Uma das únicas exigências era a de que todos os restaurantes deveriam ter a aparência exatamente igual ao original.

Com o negócio fechado, no dia 15 de abril de 1955 o ex-presidente comercial inaugurou seu primeiro restaurante em Des Plaines, no estado de Illinois, servindo hambúrgueres de boa qualidade, com serviço rápido e cortês, em um ambiente limpo, conceitos que até hoje são ligados à marca. O cardápio original do MCDONALD’S era pequeno: hambúrguer (US$ 0.15), cheeseburguer (US$ 0.19) batata frita (US$ 0.10), refrigerantes (US$ 0.10 e US$ 0.15), café (US$ 0.10) e milk-shake (US$ 0.20). Somente no primeiro dia o total de vendas foi de US$ 366.12. Começava naquele momento uma revolução na indústria e na história da alimentação mundial. A literatura da empresa costuma se referir a essa data como o “início” do MCDONALD’S, que já tinha 15 anos, tirando os irmãos McDonalds da história e dando maior valor ao “fundador” Ray Kroc. A empresa ainda chama este restaurante de “McDonald’s Número 1”.

Um ano mais tarde, Ray Kroc havia montado uma rede com mais de 20 restaurantes espalhados pelo território americano. Em 1958 completava a venda de mais de 100 milhões de hambúrgueres. No início dos anos 60, a dedicação de Kroc era total e acabou Bse cansando da letargia dos irmãos McDonald. Com a ajuda de um investidor desembolsou cerca de US$ 2.7 milhões e comprou a parte dos irmãos no negócio, que re-nomearam seu restaurante original para “The Big M” (O Grande M.) Mas Kroc levou-o à falência, e mais tarde, construindo um MCDONALD’S a apenas uma quadra ao norte.

Em 1962, o restaurante da rede localizado na cidade de Denver no Colorado foi o primeiro a disponibilizar lugares para sentar internamente, oferecendo aos seus clientes cadeiras e mesas. Em 1967, com quase mil restaurantes funcionando nos Estados Unidos, iniciava sua escalada internacional abrindo uma unidade na cidade de Richmond, no Canadá, e outra em Porto Rico. No ano seguinte o atual design dos restaurantes, com teto mansard (pequeno telhado ao redor do restaurante) e mesas do lado interno, foi introduzido como padrão em toda rede

A primeira unidade no continente asiático no distrito de Ginza em Tóquio foi inaugurado em julho de 1971. Na Europa foi inaugurada no dia 21 de agosto, na cidade de Zaandamma na Holanda; seguido em dezembro na Alemanha em Munique,que foi a primeira rede a vender bebida alcoólica (cerveja); no Canadá o restaurante era dentro de um zoológico na cidade de Toronto; o maior restaurante MCDONALD’S do mundo até os dias de hoje, inaugurado em Pequim, com mais de 700 lugares; em 1994 iniciou a montagem das lojas dentro dos supermercados Wal-Mart; e a abertura dentro dos parques temáticos da Disney em 1996.

Preocupados com as pesadas criticas quanto aos malefícios de suas refeições, tiveram que dar uma revolução em seu conceito. O cardápio passou a conter mais opções de alimentos mais saudáveis como saladas, frango e outros itens frescos, como frutas. Além disso, em 2006, todas as embalagens passaram a conter informações nutricionais.


- A linha do tempo

1961

● Inauguração da HAMBURGUER UNIVERSITY em Elk Grove, região próxima a Chicago, para treinar funcionários e franqueados. A primeira turma de formandos era composta por 15 pessoas.
1963
● Introdução do FILET-O-FISH, que depois viria a se chamar McFISH, sanduíche feito com filé de peixe, na cidade de Cincinnati, estado de Ohio, em um restaurante localizado numa vizinhança dominada por católicos, que não comiam carne às sextas-feiras. O criador do sanduíche foi o franqueado Lou Groen. Foi a primeira adição ao cardápio original, sendo lançado nacionalmente no cardápio da rede dois anos mais tarde. Quando o MCDONALD’S chegou ao Brasil, em 1979, o nome do McFish era Filé de Peixe. Hoje, a fritura do filé de peixe é feita em óleo vegetal a uma temperatura de 166ºC.
1968
● Introduziu seu produto de maior sucesso, o BIG MAC, responsável pelo grande reconhecimento da marca nos dias de hoje.
● Lançamento da Torta de Maçã quente conhecida como HOT APPLE PIE, desenvolvidas por Litton Cochran, um franqueado da cidade de Knoxville. Essas tortas passaram a ser assadas, ao invés de fritas, somente em 1992.
1971
● Criado na cidade de Chula Vista, Califórnia, o primeiro McDONALD’S PLAYLAND, um grande playground para o divertimento das crianças. Nas décadas seguintes esses espaços foram implantados em unidades americanas e depois internacionalmente.
1973
● Introdução do QUARTER POUNDER (Quarteirão com queijo). O “Pound”, ou libra, é uma medida de peso que equivale a 453,59 gramas. O nome do sanduíche vem do peso do hambúrguer que tem aproximadamente um quarto de libra.
● Introdução como teste de mercado do EGG MUFFIN (sanduíche composto por uma fatia de bacon, ovo frito e queijo em um pão redondo – english muffin - com manteiga), primeiro item de café da manhã em seu cardápio. O produto, criado pelo franqueado Herb Peterson, seria lançado nacionalmente dois anos depois.
1974
● Introdução do MCDONADLAND COOKIES, os famosos cookies voltados para o público infantil. O produto vinha em uma embalagem, muito similar ao do McLanche Feliz de hoje, com uma foto da turma da McDonaldland estampada.
1977
● Introdução do BREAKFAST MENU (cardápio de café da manhã) no mercado americano nacionalmente. A rede já servia café da manhã, em fase de teste, desde 1971.
1978
● Introdução dos famosos SUNDAES em seu cardápio no mercado americano.
1979
● Introdução em junho do HAPPY MEAL (McLanche Feliz) voltado para o público infantil como parte da promoção “Circus Wagon”. A idéia partiu da mente do gerente de publicidade Dick Brams que contratou uma agência para desenvolver um sanduíche vendido em uma espécie de kit para atrair crianças para o restaurante, promovendo o MCDONALD’S como uma marca familiar. O produto havia sido testado na cidade de St. Louis em 1977, antes de ser introduzido nacionalmente. O primeiro McLanche Feliz, que custava US$ 1, era composto por um hambúrguer ou cheeseburguer, um refrigerante pequeno, uma batata-frita pequena e uma porção de cookies. Os brindes contidos no kit eram um quebra-cabeça, uma pulseira dos personagens da McDonaldland e uma espécie de carteira. O kit é conhecido como HAPPY MEAL em quase todos os países, com exceção do Canadá (parte francesa) onde é chamado “Joyeux Festins”; no Japão conhecido como “Happy Set”; em países de língua espanhola e Porto Rico chamado de“Cajita Feliz”; e no Brasil onde é chamado de “McLanche Feliz”.
1980
● Introdução do sanduíche McCHICKEN, primeiro item de carne de frango do cardápio da rede. Sem sucesso, foi retirado do cardápio, e mais tarde re-lançado (1989) após o sucesso do McNuggets.
1981
● Introdução do sanduíche McRIB, feito com carne de porco, molho barbecue, cebola e picles. Atualmente este sanduíche é vendido sazonalmente, principalmente nos Estados Unidos, além de fazer parte do cardápio na Alemanha e algumas cidades do estado do estado de Ohio.
1983
● Introdução em junho do CHICKEN McNUGGETS, deliciosos pedaços de frango empanados. Atualmente o produto pode ser encontrado, dependendo do mercado, em porções com 4, 6, 10 ou 20 unidades, acompanhadas de molhos como Agridoce, Barbecue, Caipira ou Mostarda.
1987
● Introdução das primeiras saladas em seu cardápio.
1988
● Introdução do McGRIDDLES, uma fatia de bacon, queijo e ovo no meio de duas fatias de pão doce com a marca MCDONALD’S tostada nele.
1995
● Lançamento do McHOT DOG (cachorro-quente), que atualmente é comercializado em alguns poucos países, como o Japão.
1996
● Introdução do sanduíche ARCH DELUXE, um hambúrguer criado e direcionado para o consumidor adulto, com alface, tomate, queijo, mostarda de Dijon, cebola e maionese, com bacon opcional. A maior novidade em seu cardápio nos últimos vinte e cinco anos foi amparada por campanha publicitária de US$ 100 milhões. E mesmo assim foi um fracasso.
● Introdução das saladas GRILLE CHICKEN SALAD e GARDEN SALAD.
1997
● Lançamento dos sanduíches CHICKEN McGRILL (filé de frango com alface, tomate e molho especial à base de maionese, em um pão tostado com gergelim) e CRISPY CHICKEN (sanduíche feito em um pão tostado com gergelim, com um recheio caprichado de peito de frango empanado, alface, tomate e maionese) no cardápio americano.
● Introdução do BIG N’ TASTY, conhecido no Brasil como BIG TASTY, em algumas cidades californianas como teste de mercado. Em 16 de fevereiro de 2001 o sanduíche foi lançado nacionalmente com uma campanha publicitária estrelada pelo jogador de basquete Kobe Bryant. O queijo do Big Tasty é do tipo emmenthal, que pela primeira vez entrou no cardápio de um sanduíche da rede.
1998
● Introdução da sobremesa McFLURRY como teste de mercado nos Estados Unidos. Foi criada por Alicia Jones e vendida primeiramente no Canadá em 1997. Somente em 2000 começou a fazer parte do cardápio americano da rede.
1999
● Introdução do BAGELS (uma espécie de pão em forma de rosca) no cardápio de café da manhã.
● Introdução no cardápio de alguns países do waffles com calda de maple.
2000
● Introdução do McSALAD SHAKERS, uma salada fresca servida em um copo transparente.
2002
● Introdução do CHICKEN SELECTS, fatias de peito de frango fritas, muito semelhante ao McNuggets, por tempo limitado no mercado americano. O produto já tinha feito parte do cardápio da rede por um curto período de tempo em 1998. O produto seria introduzido nacionalmente no Canadá e nos Estados Unidos em 2003.
● Lançamento do ONE DOLLAR MENU ou VALUE MENU no mercado americano, um cardápio diferenciado no qual todos os itens custam apenas US$ 1 dólar. Dentre os itens do cardápio atualmente estão: Double Cheeseburguer e hambúrguer, McChicken, Sundae, Egg McMuffin, refrigerantes e batatas fritas pequenas, sorvetes na casquinha, entre outros itens. O sucesso deste cardápio resultou na expansão para outros países como Canadá onde é chamado de Value Picks Menu; e muitos países europeus com o nome de Euro Saver Menu.
2003
● Lançado no Brasil, um serviço exclusivo do MCDONALD’S chamado McINTERNET, que oferecia gratuitamente aos clientes e funcionários acesso rápido à rede mundial de computadores. Nos Estados Unidos este serviço está disponível em mais de 11.500 lojas da rede.
● Introdução da PREMIUM SALADS, uma linha com três opções de saladas (Caesar, California Cobb ou Bacon Ranch) compostas por misturas das mais variadas verduras e legumes, em uma tentativa de deixar seu cardápio mais saudável.
2004
● Introdução do APPLE DIPPERS, pequenos pedaços frescos de maçãs servidos com cobertura de caramelo.
● Lançamento do McCOLOSSO, super casquinha de biscoito em forma de cone, recheada com sorvete de baunilha e uma sensacional cobertura de chocolate ou caramelo. Isso tudo acompanhado de um canudinho super crocante. O delicioso sorvete é encontrado em alguns países do mundo, incluindo Cingapura, Hong Kong e Brasil.
2006
● Lançamento do McWrap, massas finas tipo tortilla com recheio de frango empanado ou grelhado, alface americana picada, queijo parmesão ralado e maionese ou molho com leve toque cítrico.
2008
● Lançamento do CHICKEN BISCUIT (disponível no cardápio de café da manhã) e do SOUTHERN STYLE CHICKEN.
2009
● A linha de cafés do McCAFÉ (incluindo lattes, cappuccinos e mochas) passa a fazer parte do cardápio nacional da rede nos Estados Unidos.
● Introdução no cardápio nacional dos Estados Unidos do ANGUS THIRD POUNDERS, um hambúrguer feito com carne bovina de gado Angus. O novo produto ficou em teste quase três anos antes de passar a fazer parte do cardápio da rede.
2010
● Lançamento no cardápio do café da manhã nos Estados Unidos do McOATMEAL, cereal de aveia com maple, pedaços de maçã fresca, dois tipos de uvas passa e cranberry secas com um toque de creme.
● Lançamento nos países da América Latina, incluindo o Brasil, do CHEF SAUSAGE, composto por carne suína selecionada, temperada com um mix de três variedades de pimentas moídas


O grande campeão



Dois hambúrgueres, alface, queijo, ,olho especial, cebola, picles e um pão com gergelim. É Big Mac!

O sanduíche símbolo da rede foi criado em 1967, por um franqueado do MCDONALD’S , na cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, que se inspirou em um concorrente chamado Big Boy. O sucesso foi tanto, que em um ano depois o Big Mac já estava no cardápio nacional da rede. No ano seguinte respondia 19% das vendas e passou a fazer parte do cardápio da rede oficialmente. Atualmente a rede vende mais de 1.5 bilhões de Big Mac a cada ano. Depois dos americanos, são os japoneses os maiores fãs do hambúrguer. O Big Mac é o único a item que pertence ao cardápio de toda a rede, possuindo o mesmo nome em todos os países

- O porta-voz
Ronald McDonald é o personagem símbolo do MCDONLAD’S, ele promove a rede em 25 línguas diferentes ao redor do mundo. Tudo começou em 1969, quando um franqueado da rede de Washington, decidiu promover sua unidade com um anúncio de televisão. Os critérios para atrair o público ficava por conta de cada franquia. Os shows infantis estavam em alta, entre eles “ O Circo do Bozo”, transmitido pela NBC. O franqueado da rede tornou-se um dos patrocinador do programa, assim o MCDONALD’S passou a aparecer na televisão através do Bozo, que anunciava seus produtos de uma forma nada sutil, induzindo diretamente às crianças a pedirem aos pais para irem ao MCDONALD’S.O palhaço fez tanto sucesso que passou a ser convidado a participar da inauguração dos novos restaurantes MCDONALD’S em Washington.Sem poder produzir sozinho o programa, o proprietário da loja decidiu criar um palhaço próprio e colocá-lo em propagandas televisivas, usando o mesmo ator que havia personificado o palhaço Bozo, William Scott.Naquela época, o visual do palhaço era modelado por produtos da própria rede: o chapéu era uma bandeja com hambúrguer de isopor, um saquinho de batata frita e um milk-shake; os sapatos tinham a forma de pãezinhos; o nariz era feito de de um copo do MCDONALD’S. O nome Ronald surgiu por acaso, simplesmente porque rimava com MCDONALD’S.


O McDia Feliz

O primeiro foi realizado no Canadá em 1977, quando as vendas( deduzido os impostos) do sanduiche BIG MAC foram destinadas a instituições que cuidavam de crianças e adolescentes com câncer. Atualmente a campanha acontece em mais de 20 países.No Brasil, a ação foi iniciada em 1998, arrecadando mais de R$ 100 milhões em sua história.

O instituto

Ronald McDonald também tem um instituto com seu nome em mais de 50 países, fundado no ano de 1974, em parceria com o jogador de futebol americano do Philadelphia Eagles, Fred Hill, cujo principal objetivo é arrecadar r4ecursos para desenvolver atividades em beneficio das crianças e adolescentes com câncer e repassá-los para instituições que se dediquem ao mesmo objetivo.


As diferenças

Depois de muitas criticas por conta do grande índice de obesidade da população americana, o McDonald’s teve que agir rápido. Eles aderiram um cardápio mais saudável e serviços diferenciados para cada região do planeta.

As unidades da rede espalhadas pelo mundo, antes fechadas em torno de um modelo de lanchonetes padronizadas e cardápios idênticos, hoje incorporam elementos locais tanto na aparência como nos produtos.

Na França, por exemplo, as lanchonetes vendem vinho e os sanduíches incorporam ingredientes locais, como o queijo Reblochon. Na Itália, é oferecido macarrão e na Inglaterra serve-se mingau no café da manhã.

Na Europa a rede introduziu itens como produtos orgânicos e novas versões de sanduiche de frango. Algumas regiões possuem alguns produtos específicos: como na Austrália, onde o sanduiche McOz, leva hambúrguer e beterraba; no Canadá onde algumas lojas de cidades costeiras têm o McHomard( McLagosta); no Chile o McPalta( McAbacate) com Guacamole e empanadas de queijo, entre outros produtos específicos.


A evolução visual

O tradicional logotipo do MCDONALD’S, representado por um M amarelo, e chamado pelos americanos de “Golden Arches”, que surgiu em 1953 e passou a ser utilizado na identidade visual da marca em 1962, sofreu algumas pequenas modificações ao longo dos anos. De 1968 a 2003 foi representado pelo tradicional M com o nome da marca sob um fundo vermelho. A partir de então o logotipo utilizado passou a ser simplesmente o tradicional M amarelo com algumas pequenas variações.



Slogans

McDonald's is your kind of place. (1967)
We do it all for you. (1975)
You, you're the one. (1976)
Nobody can do it like McDonald's can. (1979)
McDonald's and you. (1983)
It's a good time for the great taste of McDonald's. (1984)
Good time, great taste. That's why this is our place. (1988)
What you want is what you get. (1992)
Have you had your break today? (1995)
Did somebody say McDonald's? (1997)
We love to see/make you smile. (2000)
Make every time a good time. (2002)
Smile. (2002)

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